Governo Regional dos Açores disponibiliza 500 mil euros para ajudar agricultura

15 Mar 2013 / 19:04 H.

    O secretário regional dos Recursos Naturais do Governo dos Açores anunciou hoje um apoio de 500 mil euros ao sector agrícola no corrente Inverno por causa do mau tempo, através da aquisição de 10 mil toneladas de alimentos fibrosos.

    "Nós temos acompanhado, normalmente em parceria com o setor agrícola, a situação que está neste momento criada um pouco por toda a região devido a um inverno muito rigoroso que temos atravessado, a par de algumas consequências dos temporais que todos conhecemos e que ocorreram no passado verão, em agosto e setembro", declarou Luís Neto Viveiros em Ponta Delgada, após uma reunião com a direção da Associação Agrícola de São Miguel.

    Para o governante açoriano, esta é uma forma de "minimizar" os efeitos nefastos do mau tempo junto de todas as explorações agrícolas dos Açores.

    Luís Neto Viveiros declarou que em relação aos danos causados em 2012, os apoios concedidos já estão neste momento a ser pagos e os novos apoios relativos ao actual Inverno serão acionados para todas as ilhas já na próxima semana.

    Neto Viveiros admitiu ainda um reforço do valor agora anunciado caso as condições meteorológicos assim o venham a justificar.

    O presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, registou a "total disponibilidade" do secretário regional para que o apoio aos alimentos fibrosos fosse contemplado.

    "Registamos com agrado que esta posição da Secretaria Regional dos Recursos Naturais tenha sido tão séria e tão rápida, porque as reivindicações só foram feitas recentemente, atendendo a que o mau tempo se tem vindo a agravar", referiu Jorge Rita.

    Lusa

    Outras Notícias