Paisagens do Rio de Janeiro reconhecidas como património mundial da humanidade

01 Jul 2012 / 17:19 H.

    As belezas naturais da cidade do Rio de Janeiro foram consideradas hoje Património Mundial da Humanidade pela UNESCO em votação realizada em São Petersburgo, na Rússia.

    O resultado foi anunciado pela própria instituição, braço de educação e cultura das Nações Unidas, através da rede social no 'twitter'.

    A candidatura, que procurou promover a geografia diversa da cidade, rodeada por mar e montanha, foi realizada na categoria "paisagem cultural", tornando-se a primeira paisagem urbana a receber o prémio.

    Entre os locais incluídos no dossiê apresentado à UNESCO estão os pontos turísticos morro do Corcovado, sobre o qual está o Cristo Redentor, e as montanhas conhecidas como Pão de Açúcar, ligados pelo famoso "bondinho" (teleférico) do Rio de Janeiro.

    Floresta da Tijuca, Aterro do Flamengo, Jardim Botânico e a Praia de Copacabana também integram a lista das paisagens hoje eternizadas.

    O Brasil já tem outros 18 bens reconhecidos como património mundial da UNESCO, incluindo paisagens naturais e monumentos culturais.

    Entre os mais conhecidos está o Conjunto Arquitetónico da cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, e o centro histórico de Salvador, na Baía.

    Neste domingo, o comité da UNESCO aprovou ainda as candidaturas da província histórica Halsingland, na Suécia, e da região mineira da Valónia, na Bélgica.

    Lusa

    Outras Notícias