Merkel e Hollande querem a Grécia na Zona Euro

15 Mai 2012 / 22:29 H.

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o novo presidente francês, François Hollande, querem que a Grécia permaneça na Zona Euro.

Merkel e Hollande, que tiveram hoje o seu primeiro encontro em Berlim, poucas horas depois da tomada de posse do novo chefe de Estado francês, afirmaram também estar cientes das suas responsabilidades europeias.

"Queremos que a Grécia permaneça na Zona Euro", afirmou Merkel na conferência de imprensa conjunta, com Hollande a reforçar: "Desejo, como a senhora Merkel que a Grécia continue na Zona Euro".

Merkel, que falava aos jornalistas após um encontro de cerca de uma hora com Hollande acrescentou que está preparada para fazer tudo o que puder para ajudar a Grécia.

"A maioria dos gregos querem continuar na Zona Euro", destacou a chanceler alemã, deixando claro que a França e a Alemanha estão cientes das suas responsabilidades na Europa.

No encontro com jornalistas, Hollande referiu que pretende "uma relação (com a Alemanha) equilibrada e respeitadora" das sensibilidades políticas de cada um e disse que colocará "tudo em cima da mesa" nas discussões a nível da União Europeia.

"Estou pronto a por tudo em cima da mesa no Conselho Europeu (em 23 de maio), incluindo os títulos europeus de dívida", disse o novo Presidente francês.

"Queremos trabalhar em conjunto para o bem da Europa", declarou Hollande.

Lusa