Imagens do avião suíço no Jornal da Noite da SIC

23 Out 2011 / 18:19 H.

    As imagens do avião suíço que caiu no Porto Novo a 18 de Dezembro de 1977 vão passar na edição de hoje do 'Jornal da Noite' da SIC. Dois terços do avião, um Super Caravelle, foram encontrados a semana passada por dois mergulhadores portugueses - Armando Ribeiro e José Marques - a 105 metros de profundidade. A descoberta, no entanto, foi uma parceria entre o Centro de Mergulho do Clube Naval e os dois mergulhadores, que usam uma máquina de reciclagem do gás das garrafas de oxigénio.

    A máquina permite descer mais fundo, mais tempo e com maior segurança e foi isso que permitiu encontrar dois terços do avião suíço afundado no mar do Porto Novo desde 1977. Os bancos, algumas máscaras de oxigénio, coletes salva-vidas ainda lá estão, tal como algumas roupas nos lugares onde estavam passageiros sentados. Não foram, no entanto, encontradas vestígios humanos. Do Super Caravalle, a equipa só encontrou a parte da frente.

    No acidente do avião da companhia suíça SATA, morreram 36 pessoas, todos turistas suíços que vinham passar o Natal à Madeira. Alguns ficaram presos aos cintos de segurança, outros morreram intoxicados pelo combustível. Os sobreviventes, entre os quais uma cidadã portuguesa, o comandante e a tripulação, foram resgatados por canoas, barcos de pesca e pelos patrulhas da Marinha.

    Outras Notícias