2º fase da ciclovia com reorganização da Estrada Monumental

15 Fev 2011 / 13:02 H.

A Câmara Municipal do Funchal acaba de apresentar a obra de reorganização urbanística da Estrada Monumental, incluindo a execução da 2ª fase da ciclovia. O projecto vai decorrer entre o Forum Madeira e a Rua do Gorgulho e tem um valor estimado de 3.000.000 euros.

Trata-se de uma obra de requalificação da Estrada Monumental entre o Fórum Madeira e a Rua do Gorgulho com uma extensão aproximada de 1850 metros, incluindo a ligação viária da Estrada Monumental com a Simplício dos Passos Gouveia, numa extensão aproximada de 200 metros.

Segundo Miguel Albuquerque, esta intervenção resulta da necessidade de dotar a Estrada Monumental de um novo perfil transversal face ao actual que se tem manifestado pouco adequado na convivência entre peão e automóvel e onde as próprias árvores de grande porte existentes no passeio sul já invadem a faixa de rodagem.

Assim, é pretensão da autarquia valorizar, essencialmente, os percursos pedonais conjugados com a continuidade da ciclovia já iniciada entre a Praça da ASSICOM e o Forum Madeira, com a introdução de novos elementos verdes para reequilíbrio ambiental.

Enquadra-se na requalificação urbana e valorização ambiental da zona da frente-mar turística prevista no PDM, incrementando o desenvolvimento urbanístico e turístico da zona e melhorando a sua realidade sócio-económica.

Em termos funcionais a Estrada Monumental entre o hotel Baía Azul e a Rua do Gorgulho passará a funcionar só com um sentido para permitir o alargamento do passeio e inserção da ciclovia em zonas perfeitamente consolidadas.

Conjuntamente, e não menos importante, far-se-á melhoramentos nas infraestruturas de águas, saneamento básico, electricidade e telecomunicações, através de novas redes e nova iluminação pública.
 

Outras Notícias