Festival de Poesia a 7 de Maio na Rua de Santa Maria

07 Fev 2011 / 13:36 H.

Cinco escolas secundárias envolvem-se em 'A Poesia Saiu à Rua', uma iniciativa da CRIAMAR

A poesia vai estar na Rua de Santa Maria a 7 de Maio com a edição de um Festival de Poesia, uma iniciativa da CRIAMAR– Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a Crianças e Jovens que envolve cinco escolas secundárias do Funchal e que espera envolver também a população.

‘A Poesia Saiu à Rua’, assim se chama, vai contar com a participação da escolas secundárias Francisco Franco, Jaime Moniz, Gonçalves Zarco, APEL e Dr. Ângelo Augusto da Silva. Pretende nas próximas edições transformar-se num festival entre ilhas, envolvendo também Canárias e Açores.

Nesta primeira edição, as instituições de ensino vão apresentar dez poesias inéditas da autoria dos alunos, poesias que serão lidas ou declamadas na rua e depois publicadas num livro. A obra, a editar pela CRIAMAR, vai incluir ainda um breve historial de cada escola e uma pequena biografia dos autores dos trabalhos. Um palcard com os poemas seleccionados vai ficar ainda patente ao público durante alguns dias nesta rua para que mais pessoas possam ler os trabalhos.

A selecção dos melhores poemas cabe a cada instituição, sendo que algumas vão promover concursos internos para este fim.

Com ‘A Poesia Saiu à Rua’, João Carlos Abreu pretende que os alunos ponham criatividade a trabalhar e o seu talento no que se refere à poesia e ao mesmo tempo cria um estímulo entre as escolas. Os vencedores terão prémios e uma placa de participação.

O júri será composto por professores de Língua Portuguesa e ainda com o presidente do P.E.N. Clube Português.
 

Outras Notícias