SIC Comédia é canal rentável e viável

Diz o director Francisco Penim

13 Dez 2006 / 19:02 H.

    O director de programas da SIC, Francisco Penim, defendeu hoje, em declarações à Lusa, que o canal SIC Comédia, que será extinto da grelha da TV Cabo no final do ano, é 'rentável, viável e com audiências'.
    O responsável, que acumula a coordenação dos canais temáticos da SIC, afirmou que o cancelamento das emissões da SIC Comédia no próximo dia 31 de Dezembro foi uma 'decisão' e uma 'proposta' da TV Cabo.
    'Não era uma coisa que a SIC queria. A SIC Comédia era um canal rentável, viável e com audiências', garantiu o responsável, assegurando que a SIC tudo fez para manter no ar a estação temática.
    Uma das hipóteses equacionadas foi a negociação com outros operadores de distribuição de televisão, nomeadamente com a Cabovisão, mas as conversações 'não chegaram a bom termo', adiantou.
    Sobre os direitos de transmissão das séries e formatos internacionais transmitidos pela SIC Comédia, o responsável explicou que a estação de Carnaxide está a efectuar, neste momento, 'contactos internacionais que vão permitir à SIC não perder dinheiro' e possibilitar a exibição dessas produções noutros canais do grupo.
    'Everybody Loves Raymond', 'Comedy Inc', 'War Next Door', 'The Bernie Mac Show', 'Normal Ohio', 'Saturday Night Live', 'Dream On' foram algumas das séries internacionais que passam pela emissão da SIC Comédia.
    Francisco Penim salientou ainda o investimento da estação nos formatos em português.
    'Em dois anos de vida, o canal conseguiu lançar 7 a 8 programas em português e isso implica sempre um esforço financeiro', sublinhou, acrescentando que a SIC Comédia é um canal feito com produção original e com conhecimento local e que não pode ser comparado com outros que têm orçamentos mais significativos. A TV Cabo anunciou no final de Novembro que ia retirar a SIC Comédia da sua grelha devido à duplicação de conteúdos na oferta da operadora.
    A extinção do canal foi justificada, na altura, em comunicado com 'a diversidade da oferta actual da TV Cabo nesta temática, tanto através dos canais AXN, Fox, Fox Life, People+Arts, como dos conteúdos da própria SIC (SIC Mulher e SIC Radical) e da programação dos canais generalistas'.
    Contactada hoje pela Lusa, a TV Cabo, do grupo Portugal Telecom, escusou-se a efectuar mais comentários sobre este assunto.
    A SIC Comédia iniciou as emissões a 18 de Outubro de 2004, na posição até aí ocupada pela SIC Gold.
    A estação é vista maioritariamente por homens (70,3 por cento), pelas classes mais altas (32,3 por cento) e por telespectadores com idades compreendidas entre os 35 e os 44 anos (29,9 por cento), segundo dados da Marktest relativos ao terceiro trimestre deste ano.
    De acordo com a Marktest, a SIC Comédia era, em Outubro passado, o 10º canal mais visto da rede cabo, com uma quota de 0,9 por cento.Lusa

    Outras Notícias