Moonspell vencem prémio 'Portuguese Act'

Justin Timberlake venceu nas categorias de 'Male' e 'Pop'

03 Nov 2006 / 13:18 H.

Formada em 1986, os Moonspell não são apenas a maior banda de metal do país mas também a banda portuguesa no activo com mais projecção internacional.

Os Moonspell foram a banda portuguesa distinguida com o prémio 'Portugueses Act', na edição deste ano dos MTV Europe Music Awards, que se realizou ontem à noite, em Copenhaga. O grupo liderado por Fernando Ribeiro sucede, assim, aos Blind Zero (2003), Da Weasel (2004) e The Gift (2005).
Para a banda, receber este prémio foi uma surpresa: “foi um reconhecimento, não só pelo trabalho dos Moonspell, mas por todos estes anos em que nós e outras bandas temos lutado para aumentar a visibilidade do heavy metal em Portugal. Com este prémio e com o que virá a seguir, não só para os Moonspell mas também para outras bandas, o heavy metal pode, finalmente, tornar-se um estilo mais forte, agraciado e digno em Portugal. Como tal, o prémio é de todas as pessoas que ouvem e vivem o heavy metal em Portugal.”
Os Moonspell estão, actualmente, em digressão nos Estados Unidos da América mas não perderam a oportunidade de agradecer a todos os fãs de heavy metal e de música pesada em Portugal, através de uma mensagem gravada.
Formada em 1986, os Moonspell não são apenas a maior banda de metal do país mas também a banda portuguesa no activo com mais projecção internacional. O seu sucesso deve-se sobretudo à qualidade e regularidade das suas edições discográficas (sete álbuns em 11 anos), aliada à grande energia e intensidade dos seus espectáculos ao vivo.
Este ano, os Moonspell editaram aquele que é considerado o seu melhor álbum. 'Memorial' atingiu o primeiro lugar da tabela de vendas nacional, sendo, a par dos Metallica, a única banda de heavy metal a ter conseguido essa proeza em Portugal. A banda actuou na edição desse ano do Festival Vilar de Mouros, ao lado de grupos como Cradle of Filth e Soulfly e no Super Bock Super Rock XL onde partilharam o palco com Korn e Within Temptation, entre outros.
Os Moonspell disputavam este galardão com Boss AC, David Fonseca, Expensive Soul e Mind da Gap.
De resto, Justin Timberlake foi o grande vencedor da entrega de prémios MTV Europe Music Awards 2006. O cantor foi o anfitrião, actuou, dançou e arrecadou dois galardões nas categorias de 'Male' e 'Pop'. A cerimónia que decorreu na praça de cidade – Radhuspladesen – e também do centro de arte Bella Center, ficou marcada pelas actuações ao vivo de Nelly Furtado, P. Diddy, Snoop Dogg, Keane, The Killers, Muse e Riahanna.
Vencedores nas categorias:
Male – Justin Timberlake.
Female – Christina Aguilera.
Group – Depeche Mode.
Rock – The Killers.
Hip Hop – Kanye West.
Alternative – Muse.
Song – Gnarls Barkley - ‘Crazy’.
R&B – Rihanna.
Pop – Justin Timberlake.
Album – Red Hot Chili Peppers - Stadium Arcadium.
Video – Justice Vs Simian - ‘We Are Your Friends’.

Outras Notícias