Desporto

Francisco Abreu e o Peugeot 308TCR quase no pódio na Hungria

None

As corridas da dupla jornada de Hungaroring tiveram ‘ambientes’ e desenvolvimentos bem diferentes. Para Francisco Abreu e o seu Peugeot 308TCR, a corrida de hoje (domingo) foi a que mais de adequou à performance do conjunto, com um belo quinto lugar final, depois de ter estado no comando da prova durante diversas voltas, e de ter dado excelente réplica aos constantes e fortes ataques dos rivais mais próximos, todos eles com mais experiência neste circuito. Para todos os efeitos, o resultado desta quarta prova do ‘TCR Europa 2018’ traduz-se em mais pontos para o piloto da Peugeot Portugal e da Sports & You.

Agora que o ‘TCR Europa 2018’ atingiu a sua primeira metade, com a realização da dupla jornada de Hungaroring (Hungria), Francisco Abreu e o Peugeot 308TCR da Sports & You e da Peugeot Portugal, continuam a progredir em todos os sentidos e a ganhar cada vez mais maturidade e consistência. Se a primeira corrida do programa, disputada ontem (sábado), não deu propriamente margem para grandes resultados, com o piso molhado no início e com uma invulgar sequência de contactos – alguns bem fortes – entre os carros, a corrida de hoje (domingo), já decorreu num ‘ambiente’ bem mais interessante, tanto do ponto de vista do espectáculo como no âmbito desportivo.

Com efeito, enquanto ontem o desempenho dos pilotos – e não necessariamente só os do frente – parecia medir-se pela agressividade na aproximação aos rivais mais próximos (muitas vezes com contactos bastante fortes), hoje o modus operandi em pista foi bem mais normal.

Recorde-se, para todos os efeitos, que Francisco Abreu sofreu ontem dois fortes embates de dois rivais, o que não só afetou a sua performance como deixou marcas no seu Peugeot 308TCR. Como sempre, a equipa técnica da Sports & You desempenhou impecavelmente o seu papel e deixou o carro totalmente a postos para a corrida de hoje.

Partindo hoje do 3º lugar da grelha, Francisco Abreu efetuou um excelente arranque e ganhou terreno logo nos primeiros metros. Com total confiança no set-up escolhido para a exigente pista de Hungaroring, que este mês acolherá mais uma prova do ‘Mundial’ de Fórmula 1, o jovem piloto madeirense empenhou-se firmemente na condução, como é seu hábito, e chegou ao comando da corrida ainda no início:

“Por comparação com a corrida de ontem, com muitos contactos entre os carros e o piso ainda molhado dos chuveiros da manhã, a corrida de hoje foi muito mais interessante em termos desportivos e na quilo que é o puro desempenho de condução em pista. Arranquei do 3º lugar e saí bem logo nos primeiros metros, tendo conseguido ultrapassar os dois pilotos da frente em relativamente pouco tempo. Andar em primeiro lugar foi excelente e senti mesmo que podia, no mínimo, chegar a um lugar no pódio. O carro estava óptimo e foi mesmo muito emocionante!”

Com o calor a fazer-se sentir na pista e dentro do carro, o rendimento dos travões começou, naturalmente, a sofrer alterações, a que se juntaram os consistentes e constantes ataques por parte de concorrentes igualmente rápidos, porém todos eles com bastante mais experiência deste circuito. Para Francisco Abreu, este fim de semana foi a sua estreia na emblemática pista húngara:

“Não admira que este circuito tenha um estatuto tão especial entre os pilotos e as equipas, e mesmo junto do público. É um traçado realmente muito exigente mas, ao mesmo tempo, extremamente divertido. Não é nada fácil ultrapassar aqui e isso talvez possa explicar – pelo menos em parte – o tom mais agressivo da corrida de ontem. Além disso, hoje esteve calor e o equilíbrio dos carros altera-se de imediato. No meu caso, tive de adotar alguma frieza e fazer uma condução mais segura e consistente, não só para gerir melhor as travagens, como também para resistir o mais possível aos ataques dos rivais mais próximos. Senti que o carro está realmente muito rápido e eficaz em curva, bem como em termos de apoio aerodinâmico, mesmo nos setores mais difíceis, mas procurei não correr riscos desnecessários. Optei por manter o carro estável, seguro e totalmente fiável até ao final da corrida, mas sempre focado num bom resultado. Foi pena não chegar ao pódio, mas sinto a satisfação do dever cumprido, com mais experiência adquirida e mais pontos preciosos para a minha posição no Campeonato.”

Com o resultado obtido nesta dupla jornada na Hungria, Francisco Abreu acumulou mais pontos e está agora no 16º lugar no Campeonato de Pilotos, com 14 pontos. Por sua vez, a Sports & You ocupa agora o 10º posto no Campeonato de Equipas.

A próxima prova da temporada de 2018 do ‘TCR Europe Touring Car Series’ realiza-se a 19 de agosto, no famoso circuito holandês de Assen.

Fruto da divisão de Competição Cliente da Peugeot Sport, o novo Peugeot 308TCR de Francisco Abreu é inscrito no ‘TCR Europe Touring Car Series 2018’ pela estrutura da Sports & You, distribuidor oficial da Peugeot Citroën Racing Shop para Portugal e Espanha. O projecto tem o apoio da Peugeot Portugal, e conta com os parceiros King Tony, iMED, Canon, Brisa e Marítimo.