Desporto

Euro sub-19 Grande penalidade de Rui Pedro dá vitória a Portugal na estreia

Foto Arquivo/ Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens
Foto Arquivo/ Paulo Jorge Magalhães/Global Imagens

Portugal estreou-se hoje com uma vitória no Europeu de futebol de sub-19, ao bater a anfitriã Geórgia por 1-0, em jogo da primeira jornada do grupo A, disputado no Estádio Tengiz Burjanadze, em Gori.

Valeu a Portugal a grande penalidade apontada por Rui Pedro, aos 66 minutos, a castigar falta de Kutsia sobre o próprio avançado portista, num jogo em que o domínio pertenceu quase sempre à seleção da casa.

Os georgianos podem queixar-se de não ter tido a sorte do jogo, num encontro em que viram sair Kokhreidze, aos 35 minutos, e Chakvetadze, aos 58, ambos por lesão, obrigando o técnico George Kipiani a substituições ‘forçadas’.

A jogar em casa, fortemente apoiada pelo seu público, a Geórgia pegou no jogo e podia ter marcado cedo: Arabidze, do Shakhtar Donetsk, obrigou, aos quatro minutos, Diogo Costa a grande defesa, e Chakvetadze testou novamente o guardião, aos nove.

Só a partir da meia hora é que Portugal ‘acalmou’ o jogo, com maior acerto nas marcações -- sobretudo após algumas desatenções do lateral-esquerdo Abdu Conté -, e Gedson Fernandes ‘pautou’ o jogo no meio-campo.

A Portugal faltava, porém, objetividade no último terço do campo, e na segunda parte foi novamente a Geórgia a entrar melhor, com Sagrishvili perto de inaugurar o marcador e uma vez mais a ser Diogo Costa a ‘oferecer o peito’ à bola.

Foi contra a tendência do jogo que Portugal, muito menos rematador, chegou à vantagem, numa falta de Kutsia sobre Rui Pedro -- que até poderia ter feito o 2-0 pouco depois -, que o avançado não desperdiçou da marca dos 11 metros.

Pouco depois, Gedson Fernandes viu o segundo amarelo e consequente vermelho, aos 72 minutos, deixando a equipa das ‘quinas’ reduzida a dez jogadores, e Diogo Costa, aos 82, ‘salvou’ o empate, num livre marcado por Arabidze.

Portugal está em igualdade de pontos com a República Checa, que hoje venceu a Suécia por 2-1, na frente do grupo A.

Na segunda jornada, a equipa portuguesa defronta na quarta-feira os checos, enquanto a Geórgia jogará frente à Suécia.

Jogo no Estádio Tengiz Burjanadze, em Gori.

Geórgia - Portugal, 0-1.

Ao intervalo: 0-0.

Marcador:

0-1, Rui Pedro, 66 minutos (grande penalidade).

Equipas:

- Geórgia: Chochishvili, Mali, Kobouri, Burjanadze, Lakvekheliani, Kutsia, Samurkasovi (Chogadze, 74), Chakvetadze (Kvantaliani, 58), Kokhreidze (Kochorashvili, 35), Arabidze e Sagrishvili.

(Suplentes: Gugeshashvili, Kakhidze, Arveladze, Khubashvili, Kochorashvili, Kvantaliani e Chogadze).

Treinador: George Kipiani.

- Portugal: Diogo Costa, Diogo Dalot, João Queirós, Diogo Queirós, Abdu Conté, Rui Pires, Gedson Fernandes, Quina (Miguel Luís, 72), João Filipe (Bruno Paz), Rafael Leão (Mesaque Dju, 56) e Rui Pedro.

(Suplentes: Daniel Figueira, Diogo Leite, Bruno Paz, Madi Queta, Mesaque Dju, Florentino e Miguel Luís).

Treinador: Hélio Sousa.

Árbitro: Davide Massa (Itália).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Gedson Fernandes (45+2 e 73), Rui Pires (54), Rui Pedro (83) e Chochishvili (83). Cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Gedson Fernandes (73).