Desporto

Amnistia Internacional exorta Juventus e AC Milan ao boicote à Supertaça italiana

Foto: Reuters
Foto: Reuters

A Amnistia Internacional (AI) exortou hoje Juventus e AC Milan a boicotarem o jogo da Supertaça italiana de futebol, a disputar em janeiro de 2019, na Arábia Saudita, na sequência do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi.

“Grandes clubes como a Juventus e o AC Milan devem compreender que a sua participação em eventos desportivos nesse país pode ser entendida como uma caução desportiva. Apelamos a que reflictam sobre a sua participação e sobre o sinal que estarão a enviar aos adeptos do mundo inteiro e aos corajosos militantes pelos Direitos Humanos na Arábia Saudita”, afirmou o responsável da AI no Reino Unido Allan Hogarth.

Jamal Khashoggi, jornalista e opositor saudita exilado nos Estados Unidos que escrevia para o Washington Post, foi assassinado em 2 de Outubro, durante uma deslocação ao consulado da Arábia Saudita em Istambul, na Turquia, para tratar de documentação relativa ao seu casamento com uma cidadã turca.

Depois de terem negado, inicialmente, a morte do jornalista, as autoridades sauditas, sob pressão internacional, avançaram várias versões antes de declararem, na quinta-feira, que, com base em informações fornecidas pela Turquia, os suspeitos do assassínio de Khashoggi tinham cometido um ato “premeditado”, mas sem conhecimento do poder saudita.