Uma sugestão de leitura para fazer pensar na sua ‘Hora da Boa Vida’

20 Nov 2019 / 16:00 H.

Nesta rubrica ‘Hora da Boa Vida’, trazemos-lhe uma sugestão de leitura actual, para reflectir sobre os desafios que se colocam à religião e à sociedade nos nossos dias: ‘Conversas com Anselmo Borges - A vida, as religiões, Deus’.

Trata-se do mais recente livro do padre Anselmo Borges, apresentado, ontem, na Universidade das Madeira.

A obra, com capa da autoria de Souto Moura, compila uma selecção de entrevistas que o renomado padre, professor e ensaísta português foi dando a vários órgãos de comunicação social (entre elas duas que deu ao DIÁRIO) entre 2007 e 2019.

Está dividida em sete capítulos: um primeiro mais pessoal, dedicado ao seu percurso e existência; o segundo sobre a religião, as religiões, o sagrado; o terceiro sobre festividades; o quarto é dedicado a Deus, que Deus?; o quinto olha aos valores; o sexto ao Papa Francisco e o último aborda a morte e o além.

Entrevistas pelos jornalistas: Alexandra Tavares-Teles, Anabela Mota Ribeiro, Andreia Galiano Alves, António Colaço, António Marujo, Carla Ribeiro, Christiana Martins, Erica Franco, Fábio Monteiro, Fátima Campos Ferreira, Fátima Lopes, Gisélia Nunes, Inês Maria Meneses, João Céu e Silva, João Luís Campos, José Manuel Vidal, Júlio Magalhães, Kelly da Rocha Martins, Lucília Galha, Luís Rocha, Madalena Balça, Manuel Vilas-Boas, Margarida Santos Lopes, Maria João Lopes, Mário Robalo, Natália Faria, Rita Garcia, Rosário Martins, Sandra Sousa, Sara Monteiro, Sarah Adamopoulos, Valdemar Cruz e Vanda Marques.


Uma sugestão de leitura para fazer pensar na sua ‘Hora da Boa Vida’

Sinopse

“O Padre Anselmo Borges assume-se num terreno de missão – e de missionação – que não é tanto o da periferia social como o da periferia espiritual. Sobretudo, na área de desafio que é por excelência a periferia intelectual das elites. Em suma, Padre entre doutores...

Ao longo das páginas deste livro, que reúne entrevistas que cobrem o período cronológico entre 2007 e 2019, vemos como o percurso existencial, a religião, os valores, a morte, o sagrado e Deus constituem os temas de eleição. Nenhuma apresentação está feita num registo normativo apriorístico, porque a dilucidação de cada assunto percorre um caminho em que a dúvida começa por ser o ponto de partida - até para o próprio autor – e a resposta um ponto de chegada susceptível de aprofundamento futuro”.

- Jaime Gama in Prefácio

“Em Conversas com Anselmo Borges fica-se a saber o que pensa o padre sem cabeção, dirigindo-se aos interlocutores neste livro, com espontaneidade, sobre as perguntas existenciais inerentes a todo o ser humano: Quem sou? Para quem vivo? Porque vivo? O que será da minha vida depois da morte? Deus abandonou-nos? Quem é Deus? Concebendo-se todo-poderoso porque existe o Demónio? Será que existe? Será que existe o Inferno? O que seria uma condenação eterna? E o que seria a desresponsabilização total da conduta individual perante os outros? Não será a vida sem respeito pelo outro o verdadeiro Inferno? E Jesus? Não fica Jesus no meio das perguntas fundamentais como o rosto irradiante da resposta?”

- Lídia Jorge in Posfácio


Sobe o autor

Anselmo Borges é professor de Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é padre da Sociedade Missionária Portuguesa, formado em Teologia pela Universidade Gregoriana, em Roma, em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, e em Filosofia pela Universidade de Coimbra. Já deu aulas de Filosofia e Teologia na Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Maior de Maputo, em Moçambique. Tem mais de uma dezena de obras publicadas.

$!Uma sugestão de leitura para fazer pensar na sua ‘Hora da Boa Vida’
Outras Notícias