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Oferta de brindes publicitários impulsiona vendas

Uma das estratégias de marketing utilizada pelas empresas nos dias de hoje é a distribuição de brindes publicitários.

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Actualmente, são várias as estratégias utilizadas pelos empresários com a intenção de promover a sua marca e são os brindes publicitários os itens eleitos para alcançar o sucesso de uma campanha promocional. A oferta de brindes tem sido cada vez mais popular em formações, workshops, subscrições de novos produtos, entre outros.

Um estudo do Advertising Specialty Institute concluiu que “os produtos promocionais são “um dos meios de publicidade tão impactantes como económicos para as empresas”. Segundo uma infografia disponibilizada nesse estudo, cerca de 85% das pessoas lembram-se do nome de uma empresa que lhes deu um produto promocional e 87% dos consumidores mantêm os produtos por mais de um ano.

A distribuição de brindes publicitários pode originar resultados surpreendentes, trazendo grandes retornos às empresas, nomeadamente o aumento de vendas. Esta estratégia motiva também um fortalecimento de relacionamentos. Ao ficar na memória dos clientes, possibilita a manutenção, difusão da marca e a demonstração de afecto com a pessoa que recebe o brinde, aproximando-a mais e gerando um sentimento de unicidade.

Todos estes benefícios, que são proporcionados por um simples brinde, levam as empresas a alcançar um maior reconhecimento, fidelização de clientes e aumento das vendas. No entanto, é necessário ter atenção na elaboração dos brindes publicitários, pois devem ser úteis e funcionais para quem os recebe. É essencial criar uma ligação directa entre o brinde, a marca e o mercado e deve demonstrar claramente a visão, valores e objectivos de empresa.

A Servgela, empresa especializada em brindes publicitários, é um exemplo do sucesso da utilização dos brindes. Num artigo publicado na Revista Exame brasileira, Anderson Viégas, gerente de vendas da Servgela afirmou que com a aproximação do Mundial “a procura cresceu 7% em março e 15% em abril” e que a tendência é a de aumento com a abertura do evento. Declarou ainda que a previsão é de “um crescimento de 3 a 5% em relação ao ano passado” nas receitas da empresa.

A Fantastic Brindes, fabricante de produtos plásticos, investiu também na divulgação e produção de vários tipos de cornetas e vuvuzelas, pois acreditam que o mercado está mais predisposto e querem lucrar com a oportunidade. Rubens Lorenzetti, sócio da Fantastic Brindes afirmou que o Mundial proporciona aumento de vendas e que a expectativa é que durante os jogos tenham um aumento de, “no mínimo” 30% na facturação.

A escolha de um brinde publicitário é importante pois requer estratégia e pode variar de acordo com o objectivo. É necessário estar actualizado e explorar questões como estações do ano, datas comemorativas e eventos de grande repercussão para que a empresa consiga diferenciar-se da concorrência.

De acordo com a Zimi, outra empresa especializada em brindes, o investimento deve ser realizado com a intenção de agradar e cativar o cliente. Explicaram ao Jornal Terra que quando uma pessoa ganha um presente útil ou que proporcione um sentimento de que ela é especial, a oportunidade de se lembrar do estabelecimento e se sentir motivada a comprar nele novamente são altas. A mesma enfatiza a importância do local em que os brindes são distribuídos e o público-alvo a atingir. Num evento empresarial, por exemplo, em que serão apresentadas palestras, workshops e seminários, um bloco de notas e/ou uma caneta pode ser uma boa escolha, por ser útil e gerar uma proximidade entre a pessoa e a empresa que ofereceu o brinde.

No entanto, existem outras alternativas. Pensar em algo que possa ser duradouro é uma boa ideia, pois a pessoa levará para casa e terá contacto com o logótipo por mais tempo, como canecas, pen drive, calculadoras, entre outros. As estações do ano também podem ditar o tipo de brinde a ser utilizado. No verão, produtos como chinelos, protectores solar, chapéus de sol são os mais pedidos, já no inverno destacam-se as garrafas térmicas e os kits de vinho e queijo.

Relativamente ao público-alvo é necessário perceber qual o objectivo da empresa. Caso seja motivar os empregados a produzirem mais, o público-alvo são eles. Se a ideia é fortalecer parcerias, os fornecedores serão o público. Após definir os sujeitos, o próximo passo é conhecê-los, pois oferecer algo que não irá acrescentar em nada, pode ser uma estratégia falhada. Para descobrir qual o brinde mais interessante, uma dica é explorar quais os gostos do público-alvo definido. Na empresa, isso pode ocorrer por meio de dinâmicas, pesquisas ou os próprios funcionários podem votar naquele brinde que mais lhe agrada.

Quando se trata de clientes e fornecedores o cenário muda, uma vez que o relacionamento directo não é tão simples como dentro do ambiente de trabalho. Neste caso, uma alternativa é fazer uma investigação, com o objectivo de descobrir os gostos dessas pessoas e também o que pode vir a ser útil a elas. Procurar identificar a melhor maneira e momento para entregar o brinde é importante e pode ser um ponto positivo, pois, a pessoa perceberá que houve esse cuidado.

Em relação ao custo, tal como da quantidade, é variável consoante a escolha do brinde, por isso é sempre possível ajustar o gosto e a necessidade ao orçamento. A partir de poucos euros poderá fazer uma grande encomenda e obter sucesso nas vendas. Pode encontrar artigos de cuidado pessoal, porta-documentos personalizados, powerbanks, óculos de realidade virtual, calendários publicitários, leques personalizados, bolas de praia, óculos de sol personalizados, garrafas personalizadas e garrafas de água para desporto, bonés publicitários, agendas e bolsas térmicas, entre outros.

Os locais disponíveis para fazer este tipo de encomenda são mais acessíveis agora, devido ao desenvolvimento da tecnologia e adaptação das empresas, possibilitando a escolha e a compra de brindes desejados através de um clique. As grandes vantagens de encomendas nestes espaços virtuais é que encontra uma grande variedade de produtos, poupa tempo por não ter necessidade de se deslocar a espaços físicos para fazer comparações, permite pedir amostras e orçamentos gratuitos. RegaloEmpresas, ProGlobal, Brinde-companhia são algumas empresas que apresentam grande diversidade de brindes e estão preparadas para aconselhar aos seus clientes qual o brinde mais adequado para que tenha sucesso na futura campanha da sua empresa.

Se o objectivo da campanha é aumentar a venda do produto ou melhorar a imagem da marca, a utilização de brindes é uma ferramenta fulcral de marketing e poderá trazer resultados extraordinários.