Turismo

Vila Galé inaugura este ano hotel no Rio de Janeiro

O Grupo Vila Galé irá inaugurar em dezembro  seu primeiro hotel no Rio de Janeiro, com o tema "Bossa Nova", num palacete  do final do século XIX, que abrigou um hotel entre 1930 e 1940.

A conclusão das obras do novo hotel, com 292 quartos e localizado no  bairro boêmio da Lapa, está prevista para novembro.

A nova unidade hoteleira tem como principal foco os turistas de negócios,  mas também espera captar turismo de lazer, segundo José Bastos, diretor  de operações do grupo no Brasil.

"Estamos a recuperar um edifício que é parte do património histórico  e cultural da cidade, que fica numa área boêmia, com boas opções de gastronomia,  e próximo de pontos turísticos, como o sambódromo e o estádio do Maracanã",  afirmou.

A obra começou no ano passado, com a reformulação do palacete e a construção  de anexos, de uma piscina e de um jardim. O investimento do grupo foi da  ordem dos 100 milhões de reais (32 milhões de euros). O hotel terá centro  de congressos, bar, academia, SPA e dois restaurantes.

O grupo Vila Galé, que possui outras 6 unidades hoteleiras no Brasil  e 18 em Portugal, está a participar da ABAV Expo 2014, a principal feira  de turismo do país, que ocorre em São Paulo, até dia 28.

O movimento em hotéis sediados no Brasil caiu durante o Mundial2014,  segundo José Bastos. "Houve um decréscimo, principalmente nos resorts, e  anulamos o crescimento obtido no primeiro semestre", afirmou. Entretanto,  o grupo espera registar em 2014 um crescimento de 10% na ocupação e de 15%  na faturação.