Turismo

Açores esperam pelo novo modelo de transporte aéreo nacional

O presidente do executivo açoriano defendeu  hoje que as obrigações do serviço público do transporte aéreo entre as ilhas  do arquipélago não devem avançar antes da aprovação do novo modelo entre  os Açores e o continente.

"Julgo que é de elementar cautela não termos uma aprovação das obrigações  de serviço público regionais antes de termos a conclusão do processo por  parte do Governo da República", frisou o presidente do Governo dos Açores.

O chefe do governo açoriano falava ontem à noite, aos jornalistas, no final  da reunião do Conselho de Ilha das Flores, que teve lugar no âmbito da visita  do executivo à ilha das Flores, em que o transporte aéreo foi um dos temas  dominantes.

Vasco Cordeiro foi questionado sobre quando vão entrar em vigor as novas  obrigações de serviço público do transporte aéreo nos Açores, tendo considerado  "fundamental" ter a "devida aprovação formal" do novo figurino que vai existir  no transporte aéreo entre os Açores e o continente, que "pode ter relevância  nesta matéria".

"É certo que foi alcançado um acordo global, mas esta alteração das  obrigações de serviço público de transporte aéreo entre os Açores e o continente  não está ainda devidamente apreciada e aprovada em Conselho de Ministros",  declarou.

Vasco Cordeiro salvaguardou, contudo, que o executivo açoriano não está  à espera que haja essa aprovação para iniciar o seu trabalho, que" já está  a decorrer".

O líder do governo açoriano frisou que não tem qualquer razão para duvidar  da boa vontade do Governo da República para resolver este assunto rapidamente.

O presidente do Governo dos Açores referiu, por outro lado, na sequência  do Conselho de Ilha das Flores, que no âmbito do processo de revisão das  obrigações de serviço público aéreo inter-ilhas, as pretensões dos florentinos  nesta matéria estão a ser "devidamente ponderadas".

"Está a decorrer o processo de revisão das obrigações de serviço público  do transporte aéreo inter-ilhas em que, naturalmente esta (tarifas promocionais  para a ilha) e outras questões estão a ser devidamente ponderadas no sentido  lhas dar a melhor resposta possível", declarou Vasco Cordeiro.

O Conselho de Ilha das Flores reivindicou, entre outras matérias, junto  do Governo Regional, justamente a disponibilização de mais passagens aéreas  promocionais para a população local nas ligações asseguradas pela operadora  SATA Air Açores.

Vasco Cordeiro relembrou, por outro lado, que o atual modelo de transporte  aéreo já prevê as tarifas promocionais para os florentinos.

O presidente do Conselho de Ilha das Flores manifestou a sua "satisfação"  pelo facto de, no âmbito da reunião com os membros do executivo açoriano,  "todas as questões colocadas" terem sido respondidas.

"É claro que umas vão ser mais céleres do que outras, mas ficamos a  aguardar", declarou Selénio Freitas.