Turismo

Centro tem em execução mais de 200 projectos de turismo

A região Centro tem em execução mais de duas centenas de projetos de atividades turísticas, disse hoje, em Coimbra, a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa.

“Estão em execução 229 projetos de atividades turísticas [na região Centro], que representam cerca de três milhões de euros de investimento”, afirmou a presidente da CCDRC, que falava hoje de manhã numa conferência sobre o Plano de Ação para o Desenvolvimento do Turismo em Portugal, por iniciativa do instituto público Turismo de Portugal.

Quatro dezenas daqueles projetos, financiados em perto de metade do total do investimento por fundos comunitários, são hotéis ou alojamentos de grande dimensão, adiantou a presidente da CCDRC.

As 26 mil empresas de atividades turísticas que operam na região Centro representam um quinto do total das empresas do setor no país e asseguram 68 mil empregos, que equivalem a 25% do total de postos de trabalho desta área, salientou ainda Ana Abrunhosa.

Mas ainda “há um grande potencial de crescimento da oferta turística”, na região, sustentou a presidente da CCDRC, defendendo, designadamente, a necessidade de dinamizar o setor, apostando na internacionalização, no marketing e na profissionalização.

O turismo tem de “qualificar e de requalificar a oferta dos [seus] produtos” e tem de “garantir a mobilidade dos turistas” no seu interior, entre outras “linhas de ação” para o setor na região Centro, defendeu aquela responsável.

“Mais do que financiar novas unidades”, importa financiar a “qualificação e a requalificação” das unidades de turismo existentes, sustentou Ana Abrunhosa, considerando que é igualmente “prioritário captar novos projetos” e, sobretudo, “projetos diferenciadores”.