Turismo

Delta Airlines reduz 86% dos voos para a Venezuela

A Delta Airlines, uma das maiores linhas aéreas  norte-americanas, anunciou hoje que vai reduzir 86% dos voos semanais que  realiza entre Atlanta e Caracas, a partir de 1 de agosto de 2014, avança  hoje a imprensa venezuelana.

"Vamos reduzir a frequência dos voos (entre Atlanta e Caracas) a um  só voo semanal", explica uma fonte da empresa citada pelo diário Últimas  Notícias.

Segundo o jornal, a medida terá sido decidida devido a avultadas dívidas  às operadoras, situação que afeta a Delta Airlines mas também a portuguesa  TAP e as linhas aéreas Air Canadá, Air France, Alitalia, American Airlines,  Avianca, Caribbean Airlines, Copa Airlines, Federal Express, Ibéria, LACSA,  LAN Airlines, Lufthansa, TACA e United Airlines.

Na Venezuela, está em vigor desde 2003 um apertado sistema de controlo  cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país e obriga  as companhias aéreas a terem autorização para poderem repatriar os capitais  gerados pelas operações.

O Governo da Venezuela deve atualmente 3,43 mil milhões de dólares (2,52  mil milhões de euros) às companhias aéreas internacionais, por repatriação  dos capitais e lucros correspondentes às vendas de bilhetes aéreos desde  2012, que tem sido dificultada pelas leis cambiais vigentes.

Estas dificuldades levaram a Air Canadá e a Alitalia a suspender recentemente  os voos para Caracas, enquanto a American Airlines reduziu em 80% as suas  operações e a Lufthansa decidiu suspender a venda de novos bilhetes.