Turismo

Grupo internacional quer investir 750 milhões em empreendimento turístico na Nazaré

A Câmara da Nazaré deliberou "agilizar" o desenvolvimento  de um investimento turístico alemão e suíço de 750 milhões de euros no concelho,  voltado para captação de turismo sénior e que criará cerca de mil postos  de trabalho.

O executivo votou por unanimidade "aceitar e apoiar" o projeto da empresa  alemã Circle Of Innovation Immobilien (COI), que pretende construir na zona  de São Gião, na Nazaré, "um empreendimento que englobará uma área de 250  hectares e que irá criar cerca de mil postos de trabalho", afirmou durante  a reunião o representante da empresa José Ova.

À Lusa, o responsável esclareceu tratar-se de "um investimento de capitais  alemães e suíços", orçado em cerca de 750 milhões de euros, que os promotores  "tinham previsto construir num outro país", mas que acabaram por mudar para  a Nazaré, "fruto dos contactos e do emprenho da autarquia".

Os promotores ainda não querem revelar pormenores do projeto, adiantando  apenas que uma das áreas será o projeto "Golden Sunset Resort", um empreendimento  "sénior, virado em exclusivo para a gama alta", e que incluirá "um campo  de golfe de categoria internacional". O projeto vem ao encontro da intenção manifestada pelo atual presidente,  Walter Chicharro (PS), durante a campanha eleitoral, no sentido de "apostar  na atração de investimento estrangeiro para dar outro tipo de valências  e criar mais postos de trabalho no concelho", onde este será "um dos mais  avultados empreendimentos".

Daí que o autarca tenha hoje proposto na reunião de câmara "apoiar e  agilizar com toda a força" o plano de investimento, "criando condições para  que ele rapidamente seja implementado".

Além do plano de investimento, os promotores deram a conhecer à autarquia  a existência de garantias de financiamento do empreendimento, através da  IMPartner, uma empresa de capitais suíços ligados ao grupo promotor.

O grupo não avança, para já, datas para a concretização do projeto,  mas José Ova adiantou que, garantido o apoio da câmara, o grupo "vai agora  entrar na fase de estudos e a avançar com a submissão de projetos" para  aprovação pelo executivo.