Turismo

Confederação do Turismo considera que protesto dos polícias prejudica sector

A Confederação de Turismo Português (CTP)  considerou hoje "uma ameaça séria à imagem de Portugal como destino seguro"  a entrega pelo Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL) de panfletos aos  turistas no Aeroporto da Madeira, denunciando "desmotivação" nas forças  policiais.

"A CTP sempre reconheceu o papel fundamental dos agentes policiais  na segurança do território nacional e, consequentemente, na imagem que Portugal  granjeou como destino seguro, mas alerta para o facto de esta ação - a repetir-se  noutros aeroportos e portos nacionais, como tem vindo a ser anunciado --  poder provocar fortes danos na economia, colocando em causa não só os avultados  investimentos feitos no sector do turismo, mas também milhares de empresas  e postos de trabalho", sustenta a CTP em comunicado.

Salientando que "a segurança é uma das principais preocupações dos  turistas no momento da escolha do seu destino de férias", o presidente da  confederação, Francisco Calheiros, considera que "uma ação desta natureza  tem um impacto devastador na imagem que os turistas levam para os seus países  ou que transmitem aos seus amigos e familiares".

"Certamente que irão ponderar a intenção de uma segunda visita ou de  aconselhar o destino, se considerarem que a segurança estará posta em causa",  alertou.

Embora afirmando compreender "o desânimo dos agentes policiais", a  CTP apela para que procurem "uma solução de diálogo e consenso e não uma  medida de protesto que prejudica gravemente um dos setores que mais contribui  para a recuperação da economia nacional".

Em causa está uma ação de protesto do SINAPOL contra os cortes orçamentais,  através da entrega de panfletos no aeroporto internacional da Madeira, alertando  que as dificuldades por que, alegadamente, passam os polícias podem fazer  perigar a segurança do país.

Segundo disse à agência Lusa o presidente do secretariado regional  da Madeira do SINAPOL, Luís Costa, os panfletos pretendem "dar a conhecer  a situação em que a polícia se encontra, as dificuldades que as famílias  policiais e os elementos estão a passar e também o descontentamento e desmotivação  que existe no seio da família policial".