Turismo

Ocupação hoteleira de 92% durante a Festa da Flor

A Madeira regista uma taxa de ocupação hoteleira de 92 % durante a Festa da Flor, considerado o cartaz mais emblemático da região, cujo programa começou ontem e se prolonga até dia 11, informou a secretaria regional do Turismo.

Este valor foi apurado numa sondagem realizada na quarta-feira por este departamento do Governo Regional da Madeira e é igual ao registado no ano passado nesta altura.

A Festa da Flor é o cartaz com “mais retorno, em termos de relação custo/benefício, para a região”, decorre este ano subordinado ao tema ‘Mãe, um mundo de flores para ti’ e representa um investimento do governo madeirense na ordem dos 308 mil euros, ligeiramente inferior ao investido em 2013, que custou cerca de 300 mil.

O ponto alto do programa é o cortejo alegórico na tarde de domingo, que conta com a participação de nove grupos, envolvendo mais de 3.000 pessoas de várias idades.

Estes grupos vão apresentar projectos intitulados ‘30 Anos em Flor’, ‘A Floresta Mágica”, “Mãe...Três Letras’, ‘Tapete de flores para todas as mães do mundo’, ‘Mãe uma Orquídea para ti’, ‘Para ti, Mãe...’, ‘Homenagem à Mãe’, ‘O Sorriso das Flores’ e ‘Madeira, Mãe e Maio’.

Destaque também para a construção do tradicional ‘muro da esperança’, no sábado, uma iniciativa que reúne 1.250 crianças que vão depositar uma flor num acto simbólico para transmitir uma mensagem de paz.

O programa arrancou oficialmente ontem, com muita animação na avenida Arriaga, desde o Largo do Chafariz, na zona da Catedral, até à Rotunda do Infante, que estará toda decorada com exposições e adornada com tapetes florais.

Ontem também começou o projecto ‘Flores e Gastronomia’, da responsabilidade da Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, no Largo do Chafariz, que tem por objectivo “realçar as tradições típicas madeirenses, partilhando-as com todos os intervenientes, sejam turistas ou locais” que podem degustar diversas iguarias.

Demonstrações de arranjos florais, um mercado das flores com charolas construídas com várias espécies suspensas em estruturas de madeirense, sobre uma passadeira de relva natural, uma exposição de fotografia ‘World Flowers Photos’, da autoria de Carlos Capelão, a 59ª Exposição da Flor, no Largo da Restauração, uma mostra de Bordado Madeira inspirado nas flores são outras acções integradas no programa.

A Secretaria Regional do Turismo decidiu também este ano reeditar o projecto “Vamos Florir a Cidade”, apelando “à colaboração das instituições, dos estabelecimentos comerciais e dos residentes para que, durante o período alto dos festejos, decorem com flores as fachadas dos edifícios, as varandas, as montras e as entradas dos seus estabelecimentos”.

O programa da Festa da Flor encerra a 11 de maio com a terceira edição do ‘Reid’s Palace Classic Auto Show’, evento que vai mostrar verdadeiras relíquias automóveis.