Turismo

Portugal tem ingredientes para vingar na gastronomia mundial

Portugal tem os ingredientes certos para vingar na gastronomia mundial, afirmou hoje o chef Dieter Koschina, que dirige o restaurante Vila Joya, o único português na lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo.

"Está junto ao Oceano Atlântico, tem uns produtos fabulosos, o que é que pode pedir mais? Tem sol e clientes", afirmou à agência Lusa em Londres, onde foi revelada na segunda-feira à noite a lista elaborada pela revista Restaurant.

O austríaco, radicado há mais de duas décadas em Portugal, diz ter assistido a uma evolução da qualidade dos restaurantes portugueses e acreditar que mais mereçam estrelas Michelin em breve.

Por isso partilhou o sucesso do Vila Joya, instalado em Albufeira, com o resto do país e com a região, afirmando: "É um grande salto para a frente, para o Algarve e para Portugal, é muito importante".

Koschina é conhecido pelas suas confeções com peixe e marisco e tem como prato emblemático bacalhau confitado com molho de beterraba e iogurte.

Mas, mesmo na cozinha sofisticada, é necessário juntar "amor" à receita revelou: "O mais importante para mim é fazer clientes felizes. Quando voltam fico mais feliz do que ganhar prémios".