Turismo

Reservas para férias da Páscoa no Algarve com subida de 4 a 5%

As reservas nos hotéis algarvios para o período  da Páscoa deste ano aumentaram 4 a 5 % face a 2013, disse à agência Lusa  o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA).

Desidério Silva explicou que as indicações que lhe têm sido transmitidas  vão um pouco ao encontro da tendência de aumento da ocupação turística já  registada no primeiro trimestre do ano, o que faz prever que em 2014 a região  alcance "resultados muito positivos".

As previsões foram confirmadas pelo presidente da Associação dos Hotéis  e Empreendimentos Turísticos do Algarve, Elidérico Viegas, para quem o facto  de, este ano, a Páscoa ser mais tarde permite encarar o aumento da procura  como o início da época turística.

"Digamos que este ano não vamos assistir a uma quebra de ocupação a  seguir à Páscoa, antes pelo contrário, vamos assistir a um crescimento continuado  da procura ao longo de toda a época turística", explicou Elidérico Viegas.

Este representante dos hoteleiros algarvios admitiu que a Páscoa tardia,  em abril, "faz com que os preços sejam já de estação média, no início da  chamada época turística, o que trás também vantagens em matéria de rentabilidade  para os hotéis".

Com expectativas de um ano turístico com bons resultados para os agentes  do setor, Desidério Silva sublinhou que a par do esforço promocional e de  todo o setor, o otimismo também se baseia no aumento de voos oriundos diretos  para Faro, nomeadamente com partidas a partir da Alemanha e França.

A promoção é uma das chaves para atrair mais turistas para o Algarve,  razão pela qual a RTA tem estado a marcar presença em Sevilha, Salamanca  e Madrid e vai iniciar uma nova campanha dirigida aos mercados nacional  e espanhol para que escolham a região como destino para os feriados marcados  até junho.

"As estatísticas são o que são", vincou o presidente da RTA, lembrando  que enquanto alguns empresários relatam um aumento de atividade na ordem  dos 20 por cento, outros dizem que o negócio não correspondeu às estatísticas  gerais.

Satisfeito com os dados oficiais que dão conta de um aumento da procura  do destino Algarve, Desidério Silva não escondeu o desejo de conseguir esbater  os efeitos da sazonalidade turística.

Um crescimento da atividade turística na região ao longo de todo o ano  que permitisse passar da fasquia dos quase 55% da taxa de ocupação turística  anual e que superasse os 60% é uma meta que o presidente da RTA gostaria  de alcançar.

Entre as razões para o crescimento na ordem dos 4% que se tem vindo  a verificar de forma contínua na região desde 2013, Elidérico Viegas apontou  a instabilidade social vivida em vários destinos turísticos concorrentes  e o empenho dos empresários do setor na promoção e na criação de estratégicas  mais agressivas, colocando à venda produtos diferentes, como estadias com  uma refeição incluída.