Turismo

100 melhores surfistas do Mundo em São Miguel

A praia da Santa Bárbara, na ilha  de São Miguel, Açores, recebe, de 02 a 07 de setembro, o SATA Airlines Açores  Pro, prova de surf considerada evento "Prime", aberta aos 100 melhores surfistas  do Mundo.

A sexta edição da prova, pontuável para o Campeonato do Mundo, foi confirmada  pela ASP (Association of Surfing Professionals), que a considera "uma preferida  entre os atletas".

"Uma preferida entre os atletas que competem nos circuitos de classificação  da Europa. Pelas suas belas praias de areia negra e ondas limpas e poderosas,  São Miguel vai mais uma vez ser palco de algumas trocas dramáticas na busca  dos cobiçados 6.500 pontos no 'ranking' e prémio em dinheiro", anunciou  a ASP na sua página na internet.

À ASP, Rodrigo Herédia, organizador do evento, referiu tratar-se de  um "reconhecimento" da competição.

"A aceitação crescente por surfistas do WCT [World Championship Tour]  foi um reconhecimento e este ano, com apenas sete eventos PRIME, eu tenho  a certeza de que a participação será ainda maior. Faremos o possível para  ter os melhores surfistas do Mundo nos Açores", afirmou.

A associação explicou que, ao longo dos anos, São Miguel tem contribuído  para a ascensão e queda de surfistas, entre eles, os campeões mundiais CJ  Hobgood (EUA) e Willian Cardoso (Brasil).

"O SATA Airlines Azores Pro estabeleceu-se como um dos mais emocionantes  e procurados troféus no calendário ASP", referiu ao portal Rob Gunning,  coordenador do circuito europeu da ASP.

Aquele responsável complementou: "A janela do evento é ideal para apanhar  as primeiras ondas terrestres da época que podem produzir ondas de qualidade  de alto desempenho para este evento PRIME que é tão importante na segunda  metade do ano, para as campanhas de qualificação do surfista do Mundo".

O SATA Airlines Azores Pro é organizado pela DAAZ Eventos com o apoio  da transportadora açoriana SATA, do Turismo dos Açores, Câmara Municipal  da Ribeira Grande e patrocinadores comerciais.

Além do SATA Airlines Azores Pro, outra das provas integradas no circuito  secundário do campeonato mundial de surf previstas, ainda por confirmar,  é o Cascais Billabong Pro, de 20 a 26 de outubro, em Carcavelos.

O calendário de 2014 mantém as 10 provas do circuito, que volta a arrancar  com duas provas na Austrália, o Quiksilver Pro Gold Coast e o Rip Curl Pro  Bells Beach, seguindo-se Rio de Janeiro (Brasil), Tavarua (Fiji), Teahupoo  (Tahiti), Trestles (Estados Unidos) e South West Coast (França), antes do  Mundial terminar com o "mítico" Billabong Pipeline Masters, no Havai.