Turismo

Tolentino Mendonça olha o Funchal na VIII Conferência Anual de Turismo

O programa encontra-se fechado e pretende dar continuidade ao modelo estabelecido nas anteriores edições

Aproxima-se a realização da VIII Conferência Anual do Turismo, que terá lugar no Centro de Congressos da Madeira (Casino), no próximo dia 4 de Abril de 2014. O programa encontra-se fechado e pretende dar continuidade ao modelo estabelecido nas anteriores edições.

Deste modo, a VIII Conferência Anual do Turismo está dividida em três grandes painéis que contemplarão, cada um deles, intervenções de um alargado conjunto de oradores de diferentes áreas, seguido de um momento de debate, de modo a podermos ter uma visão de diferentes experiências de Cidades e sua interacção com o Turismo.

Na parte da manhã, na sessão de abertura teremos a intervenção do padre Tolentino Mendonça, vice-reitor da Universidade Católica, como 'keynote speaker' que fará uma prelecção sobre o tema 'A Cidade do Funchal: Um Olhar…'.

Após um breve intervalo surgirá o primeiro painel com o tema 'A afirmação das cidades como destinos turísticos' com um reputado grupo de oradores como Fernando Medida, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que fará uma apresentação sobre 'Lisboa: A Importância da Cooperação Institucional', Simone Tani (a confirmar) Director do Turismo do Município de Florença, que falará sobre “Florença: A Diferenciação Através da Cultura” e M. Abderrahim Bentbib, Director do Conselho Regional do Turismo de Marraquexe, que apresentará o tema 'Marraquexe: O Contributo da Visão e da Estratégia'. Este painel será moderado por Paulo Prada, Presidente da Assembleia Geral da APRAM.

Na parte da tarde haverá dois painéis, sendo o primeiro subordinado ao tema 'A atractividade turística das cidades” que será moderado pelo Presidente Adjunto da Associação de Turismo de Lisboa, Mário Machado. Como oradores, David Samu, 'partner' da PwC Espanh, falará sobre 'Barcelona: Smart City', Carlos Firme, economista-chefe do Banif que abordará o tema 'Amesterdão: Atracção pela Diferença' e o administrador do Grupo Pestana José Roquette que falará sobre 'A Perspectiva do Investidor'.

No último painel do dia, sobre o tema 'A sustentabilidade das cidades turísticas', o moderador será o arquitecto e investigador Rui Campos Matos. Como oradores haverá um leque de reputados especialistas de três diferentes cidades europeias, como Gerhard Buchholz, director de Assuntos Políticos, Estratégia e Desportos na empresa Berlin Tourismus & Congress GmbH, que abordará o tema 'Berlim: Da História para o Futuro', Paolo Motta membro do Comité Internacional de Cidades e Vilas Históricas, que falará sobre “Veneza: O Equilíbrio Perdido” e Daniel Frey, CEO da Green Growth, apresentará o tema 'Copenhaga: A Opção pela Sustentabilidade'.

"Acreditamos que a qualidade dos oradores presentes fará com que esta Conferência Anual do Turismo seja mais uma vez um momento marcante de reflexão e debate sobre as Cidades e a sua interligação com a actividade turística", diz a Delegação Regional da Ordem dos Economistas da Madeira.