Turismo

Governo insta agentes do Turismo a contribuirem mais para promoção de Portugal

O secretário de Estado do Turismo disse ontem que a estratégia de promoção do destino Portugal vai manter-se e que é necessário o setor organizar-se de forma a conseguir aumentar as verbas canalizadas para o efeito.

Na entrega de prémios Publituris, que aconteceu no âmbito da inauguração da BTL - Feira Internacional do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes lembrou que "2013 foi um ano com alterações na estratégia [de promoção], adaptando-a, por um lado, às novas tendências de comunicação e marketing e, por outro lado, às plataformas em que hoje as viagens são decididas e compradas".

"Mudámos, por isso, o foco das ações de promoção", sublinhou, dando vários exemplos, e acrescentando que a estratégia encetada é para ter continuidade e para ser reforçada.

"Reforçámos o número de 'workshops' [apresentações], duplicámos as empresas presentes, aumentámos o número de 'press trips' [visitas de jornalistas] e 'fam trips' [viagens de familiarização], continuámos a apostar em mercados consolidados - onde os resultados são mais rápidos - e por aí fora", enumerou, lamentando de seguida que muitos agentes do setor pensem ainda que não há promoção.

"Que não há promoção como se fazia nos anos 90, lá isso não há. O mundo mudou, a nossa forma de promover também mudou, e não tenho dúvidas de que a notoriedade do nosso destino - hoje mais forte de tal forma que a Brandfinance nos colocou como a oitava marca nacional de turismo mais valiosa do Mundo - também vem da nossa promoção", afirmou.