Turismo

16 milhões para promoção e eventos

O ministro da Economia, António Pires de Lima, demorou-se pouco tempo ontem na passagem pelo stand da Madeira na 26ª Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Primeiro, porque não quis interromper a massagem que decorria no espaço Spa, segundo porque não se quis descalçar para experimentar uma pequena réplica do caminho dos pés descalços dos Prazeres, e, por fim, porque a Região não tem muito que se lhe aponte. “Por aqui corre tudo bem, podemos seguir”, brincou o secretário de Estado, Adolfo Mesquita Nunes, depois de ouvir os números do sector pela boca da secretária regional do Turismo e Transportes, Conceição Estudante. “Gostei muito de lá estar”, acrescentou o governante a propósito da visita recente à Região.

Crescimento de mais de 8%As notícias para o sector são animadoras. Conceição Estudante explicou-as exaustivamente à comunicação social, numa conferência de imprensa que marcou o arranque madeirense na feira. Foi um crescimento em todo os níveis o ano passado: Número de hóspedes dormidas e receitas. “Foi um ano muito positivo na produção turística, num claro retomar  do crescimento do turismo da Região. Ultrapassámos a fasquia do milhão  de hóspedes e quase atingimos os seis milhões de dormidas”, anunciou a secretária. “É um bom aumento para a saída de uma situação económica difícil, mas  ainda temos a expectativa de um maior crescimento este ano e nos próximos”,  afirmou, contabilizando uma subida de mais de 8%, o dobro do crescimento nacional.

8 milhões para promoçãoPara manter a rota de crescimento, não há cortes nas verbas de promoção.  “Temos oito milhões para promoção e outros oito milhões para eventos”, contabilizou a governante em declarações ao DIÁRIO. “Apresentamos separado, mas estão ligadas, basta ver como outros destinos começam a copiar a Madeira na criação de eventos para atrair turistas”, explicou.

Alemanha e Reino Unido continuam a ser os principais mercados de turismo da Região (representando, em conjunto, mais de metade da quota de mercado). Os turistas  nacionais representaram 10,5% da quota de mercado, ultrapassados pela primeira vez pela França  (12,1%), devido “à situação económica financeira”.  Mas o Governo Regional não descura os mercados emergentes,  como o Brasil e a Rússia.  “Não se pode deixar de olhar  para eles”, disse.

A aposta de promoção mantém a presença em certames onde a Região já participa habitualmente, mas também terá uma “abordagem de aproximação junto do cliente final”, através de novas plataformas. De regresso ao básico, a estratégia de promoção volta-se para  a natureza, mas de uma forma diferente da habitual. “A natureza pode ser aproveitada do ponto-de-vista contemplativo, mas também pelo seu potencial para outro tipo de actividade”, explicou a governante.

Números relevantes

1,082 - milhões de hóspedes em 2013

5,978 - milhões de dormidas em 2013

271 - milhões de euros em proveitos totais

34,92 - euros de receita média por quarto disponível

16 - milhões para promoção e eventos em 2014

2,4  - milhões de passageiros nos aeroportos do Funchal

481 - mil passageiros no porto do Funchal

Levadas apresentam candidatura a Património Mundial em 2017

A Madeira não desistiu de apresentar a candidatura das Levadas a património Mundial da Humanidade e e deverá fazê-lo em 2017.

A proposta, explicou ontem o director do parque natural da Madeira, Paulo Oliveira, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), está pronta, mas não entrou ainda porque Portugal preside de momento ao comité do Património Mundial da Humanidade. “Há um acordo de cavalheiros para que o país que preside não apresentar candidaturas durante o seu mandato, pelo que só vamos fazê-lo em 2017”, elucidou.

Porto Bay ganha prémio melhor site

O grupo hoteleiro madeirense Porto Bay ganhou ontem e pelo segundo ano consecutivo o prémio Publituris para melhor site de cadeia turística, desta feita com uma página totalmente remodelada. O CEO do grupo não deixou de aproveitar a oportunidade de, na altura de agradecer o galardão, deixar algumas críticas dirigidas ao Governo,  representado pelo secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, nomeadamente sobre o IVA de 23% na restauração. Douro Azul (cruzeiros), Lisboa (autarquias), The House of Events (eventos) foram outros dos galardoados na cerimónia de ontem que decorreu à margem da BTL, que encerra domingo em Lisboa.

Turismo investe 6.000 euros em novo site

O turismo da Madeira  vai ter uma nova página na Internet.  A ‘lavagem de cara’ da actual página, www.visitmadeira.pt, custou seis mil euros e vai estar disponível a 30 de Abril, no arranque da Festa da Flor. A página foi apresentada ontem na Bolsa de Turismo de Lisboa pelo director regional do Turismo,  Bruno Freitas. O objectivo, explicou, é proporcionar uma experiência mais visual a quem passe pelo site. Entre as novas possibilidades, está a hipótese de o utilizador planear a sua viagem num espaço para o efeito ‘My trip’, que pode ser guardado em PDF e visualizado em dispositivos móveis. Ao adicionar um Museu, por exemplo, aparecem de imediato informações úteis a propósito do espaço, como horário e contacto. “A página segue as tendências de sites internacionais”, revelou. O Porto Santo ganha uma página própria (em todo semelhante à da Madeira) e é possível passar de uma para outra com apenas um clique. O trade e a comunicação social também passam a ter espaços próprio.

Estudante quer evento da OMT na Madeira

A conferência de imprensa do Turismo da Madeira ficou marcada por um momento caricato. O secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Taleb Rifai, passou pelo stand e Conceição Estudante interrompeu, para lhe dar as boas-vindas à Madeira. Taleb Rifai devolveu a simpatia e considerou a Madeira a “mais bonita ilha do Mundo”, apesar de não a ter visitado. A governante madeirense diz que é preciso resolver isso. À margem da conferência revelou ao DIÁRIO que “já está na altura da Madeira receber mais um evento da OMT, já que o último data de 2005”. E prosseguiu: “A visita do senhor Taleb Rifai honra-nos muito, é um grande amigo da Madeira, apesar de não a conhecer pessoalmente”, concluiu.