Turismo

Turismo algarvio rejubila com grupo de Gibraltar

A inclusão de Alemanha, Escócia e Irlanda no  grupo D da qualificação para o Euro2016 de futebol "é muito positiva para  o Algarve", região escolhida por Gibraltar para os seus jogos, disse o presidente  do Turismo do Algarve.

Desidério Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Algarve  (ERTA), disse à agência Lusa que a escolha da região por Gibraltar mostra  também "a satisfação" com que os responsáveis do enclave britânico situado  no sul de Espanha ficaram, depois de a seleção ter disputado um encontro  particular com a Eslováquia, em novembro, no Estádio Algarve.

O recinto desportivo, situado no Parque das Cidades, entre Faro e Loulé,  vai acolher os confrontos que Gibraltar realizar na qualidade de visitada  no Grupo D de qualificação para o Campeonato da Europa de 2016, que, além  da Alemanha, da Escócia e da República da Irlanda, inclui também a Polónia  e a Geórgia.

"É muito positivo, porque o grupo tem a Alemanha, que é o número dois  do `ranking´ mundial, e particularmente o mercado alemão está a ter uma  resposta positiva relativamente ao Algarve. E esse é um valor acrescentado,  porque junto da equipa alemã vêm jornalistas, vem gente que eventualmente  não conhece o Algarve e passará a conhecer", afirmou Desidério Silva.

O presidente do Turismo do Algarve referiu-se aos números de turistas  provenientes do mercado germânico, que subiram no ano transato, e frisou  que os jogos com Gibraltar na região vão ser "extremamente importantes em  termos de promoção e de valorização dos seus produtos".

"E, além disso, depois temos a Escócia, a Irlanda, que são do Reino  Unido, que é o nosso principal mercado. Acho que, no contexto, foi um grupo  com um resultado que nos agrada particularmente", enfatizou.

Desidério Silva lembrou que a escolha da região por Gibraltar mostra  como a sua seleção de futebol foi "bem recebida" em novembro passado e as  vantagens que o Algarve tem em termos de infraestrutura desportiva de qualidade,  de clima e de segurança.

O estádio Algarve "felizmente passará também a ser utilizado mais vezes,  e isso é também importante para a região", mas "o Algarve tem além do clima,  a questão da segurança, que é um fator fundamental e Gibraltar percebeu  isso", considerou Desidério Silva.

"E obviamente está também muito associado aquilo que é as orientações  do Governo inglês. Não é por acaso que [o primeiro-ministro inglês, David]  Cameron esteve no ano passado de férias aqui no Algarve, em Monchique. E  portanto todos estes sinais têm um cunho que tem muito a ver com a região,  com o facto de receber bem, do clima, de ter infraestruturas desportivas  e com o fator segurança, que é cada vez mais essencial no destino e na escolha  dos eventos", disse.

As vantagens são também visíveis na publicitação que a região vai ter  em todo o Mundo quando as imagens dos jogos de Gibraltar com os adversários  do grupo D começarem a circular pelo mundo, acrescentou.