Turismo

Melhor resultado de sempre no turismo é esperança para autonomia financeira

O ministro da Economia enalteceu hoje o melhor resultado de sempre do turismo, setor que mais contribuiu para a balança comercial em 2013, sendo mais um motivo de "confiança e esperança" para a autonomia económica e financeira de Portugal.

Numa conferência de imprensa, em Lisboa, para fazer o balanço do ano turístico em 2013, depois dos dados que o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou hoje, Pires de Lima afirmou que os resultados obtidos pelo setor se devem, em primeiro lugar, ao facto de Portugal ser "um excelente destino turístico".

"Somos bons" neste setor, reforçou o ministro.

Em segundo lugar, Pires de Lima atribui o bom desempenho ao facto de os operadores privados do setor serem "competentes" e "demonstrarem resiliência". Enaltecendo empresários, gestores e trabalhadores no geral, o ministro disse que estes "são mais competentes do que os concorrentes", dando o exemplo dos espanhóis, italianos, gregos, franceses, mercados onde o turismo cresceu menos em 2013.

"A terceira razão é porque se adotou, desde meados de 2011, (...) um modelo de promoção do destino Portugal que foi mais eficaz e eficiente na captação de turistas do que era tradição no passado", afirmou, acrescentando estar "muito confiante, dada a competência", que o setor vai "continuar a crescer, e mais, do que os concorrentes".

O INE divulgou hoje que no conjunto do ano de 2013, os estabelecimentos hoteleiros acolheram 14,4 milhões de hóspedes (+4,2% que em 2012) e registaram 41,7 milhões de dormidas (+5,2%). O resultado positivo baseou-se nos mercados externos (+8,0%), já que "as dormidas de residentes tiveram uma ligeira redução (-0,9%)".

A evolução dos proveitos foi igualmente positiva em 2013 (+5,4% nos proveitos totais para 1.957,5 milhões de euros e +6,4% nos de aposento para 1.372,8 milhões de euros), inversamente ao observado no ano anterior (-2,6% e -1,3% em 2012).

"Em 2013, o turismo confirmou-se como o setor que mais contribuiu para o saldo positivo da nossa balança comercial. Esse saldo situou-se em 104,3% e foi positivo pela primeira vez em décadas", sublinhou ainda Pires de Lima.

Assim, o turismo é o "maior setor exportador português", com os dados hoje revelados a confirmarem que "tem um contributo muito expressivo para este momento de recuperação económica em Portugal, que se vive, e que tem, obviamente, que consolidar-se em 2014", acrescentou o ministro.

Para Pires de Lima, os resultados do setor "são muito importantes, e históricos, até" porque "não só representam o melhor ano de sempre, mas porque acontecem num momento económico particularmente exigente e muito desafiante", sendo "mais um motivo de esperança e de confiança para a autonomia económica e financeira" de Portugal.

O governante lembrou que os números do setor se traduzem na manutenção e criação de novos postos de trabalho: "Dos 128 mil e 300 postos de trabalho líquidos criados na economia portuguesa pelas empresas, de março a dezembro de 2013, 25.703 foram geradas pelo turismo ou por atividades conexas ao turismo."