Turismo

Movimento de passageiros no aeroporto cresce 8%

Os aeroportos da Região registaram no 3.º trimestre de 2013 um movimento de passageiros de 805,3 milhares, mais 8% do que no mesmo período do ano passado.

Segundo informa a direcção regional de estatítica,  no aeroporto da Madeira o aumento foi de 8,7% enquanto no aeroporto do Porto Santo observou-se uma diminuição de 1,2%.

Em termos acumulados, entre Janeiro e Setembro de 2013, o movimento de passageiros no aeroporto da Madeira cresceu 6,9% em termos homólogos. Já no Porto Santo assistiu-se a uma redução de 1,2%. No que diz respeito à carga aérea registaram-se no aeroporto da Madeira, nos primeiros nove meses do ano, quebras na carga e descarga de mercadorias de 3,8% e 30,9%, respetivamente.

No domínio dos transportes marítimos, o 3º trimestre de 2013 trouxe uma redução no número de navios de cruzeiro entrados no porto do Funchal (menos sete que em igual período de 2012) e dos passageiros em trânsito transportados neste tipo de navios (-7,4%). Nos primeiros nove meses de 2013 observou-se uma diminuição homóloga de 17,3% dos passageiros em trânsito no porto do Funchal, que rondaram naquele período os 273 milhares. A variação do movimento de mercadorias no trimestre em referência foi globalmente positivo em comparação com o mesmo período do ano passado, registando-se aumentos tanto nas mercadorias descarregadas como nas carregadas, de 7,9% e de 4,6%, respetivamente. Entre janeiro e setembro de 2013, a variação face ao período homólogo do ano de 2012 é já positiva no que concerne às mercadorias descarregadas (+1,3%), mantendo-se negativa no caso das mercadorias descarregadas (-9,6%).

Nos transportes coletivos de passageiros por meio de autocarro a tendência continua a ser de queda. Nos urbanos, foram transportados 12,6 milhões de passageiros entre janeiro e setembro de 2013, -15,1% em comparação com o período homólogo. Nos interurbanos, essa diminuição foi menos acentuada (-1,2%), contabilizando-se 5,9 milhões de passageiros transportados.