Turismo

'Chefs' destacam importância das estrelas Michelin para o turismo nacional

'Chefs' de restaurantes portugueses distinguidos com estrelas Michelin destacaram, em declarações à agência  Lusa, a importância que a inscrição no guia tem no turismo nacional, apelando  à organização que esteja atenta à alta cozinha feita em Portugal.

"O Alentejo estava a precisar de uma estrela Michelin. Vai ser o início  de um movimento de destaque na região, de produtores e da cozinha inspiradora",  disse à Lusa o 'chef' do restaurante L'And Vineyard, Miguel Laffan, distinguido  pela primeira vez com uma estrela Michelin na quarta-feira.

Miguel Laffan destacou a importância que uma distinção da Michelin tem  na economia de uma região e considerou que "quantas mais estrelas em Portugal,  melhor" para o turismo nacional.

Doze restaurantes portugueses foram distinguidos na edição de 2014 do  Guia Michelin, depois de um espaço em Almancil ter perdido a estrela (São  Gabriel), outro em Lisboa a ter recuperado (Eleven) e um, o L'And Vineyard,  em Montemor-o-Novo, a ter recebido pela primeira vez.

Depois da cerimónia de anúncio das distinções, que decorreu na cidade  basca de Bilbau, em Espanha, o 'chef' do restaurante com duas estrelas Michelin  Vila Joya, em Albufeira, Dieter Koschina, considerou que o guia é positivo  para a região do Algarve e para Portugal.

"Portugal devia ter mais estrelas para ajudar no turismo. Há pelo menos  dez restaurantes em Portugal que podiam ter uma estrela", disse Dieter Koschina  à Lusa.

O 'chef', que este ano fez questão de marcar presença na cerimónia,  disse que os restaurantes têm de trabalhar a área financeira, o ambiente  e o serviço, além de "cozinhar com amor", para conseguir a distinção internacional.

Já Hans Neuner, 'chef' do restaurante Ocean, em Albufeira, mostrou-se  satisfeito com as duas estrelas do espaço que lidera e afirmou que fez "questão  de estar presente" na cerimónia - tal como Dieter Koschina - para "representar  Portugal".

"A cozinha portuguesa é subvalorizada, mas é muito boa", considerou.

A edição de 2014 do Guia Michelin destaca ainda outros oito restaurantes  portugueses com uma estrela: Willie's (Vilamoura), Henrique Leis (Almancil),  Il Gallo d'Oro (Funchal), Casa da Calçada (Amarante), Fortaleza do Guincho  (Cascais), The Yeatman (Vila Nova de Gaia), Feitoria e Belcanto (ambos em  Lisboa).

Em Espanha, o Guia Michelin distinguiu um total de 174 restaurantes:  oito com três estrelas, 20 com duas e 146 com uma.