Turismo

Bruxelas destaca importância do turismo para países como Portugal

A Comissão Europeia regozijou-se hoje com  os "bons resultados" da época turística na Europa no primeiro semestre de  2013 e destacou a importância do setor para economias fragilizadas de países como Portugal, que registou um aumento de 8% de entradas de turistas.

Numa altura em que muitos Estados-membros se confrontam com dificuldades  económicas e elevadas taxas de desemprego, Bruxelas sublinhou hoje que "há  boas notícias do setor do turismo", de acordo com os mais recentes dados  da Organização Mundial do Turismo a revelarem que, apesar da crise económica,  a Europa continua a ser um dos destinos mais procurados.

"As entradas de turistas internacionais na Europa aumentaram 5% durante  o primeiro semestre de 2013, com os melhores resultados a registarem-se  na Europa Central e Oriental (+9 %) e na Europa Meridional e Mediterrânica  (+6 %)

O executivo comunitário assinala que, "entre os países mediterrânicos,  a Espanha lidera o plantel de 2013: teve 34 milhões de turistas entre janeiro  e julho e registou um aumento de 4 % nas entradas de turistas internacionais  em comparação com o ano passado", o turismo na Grécia aumentou 9,2 %, tendo  o país acolhido cerca de 7 milhões de turistas em sete meses, e "Malta (+10  %) e Portugal (+8 %) também comunicaram um crescimento notável".

"Mais visitantes significa não apenas um aumento dos lucros no turismo  e hospitalidade, mas também mais empregos, o que é particularmente importante  para economias doentes, como Grécia, Espanha e Portugal", sustenta a Comissão,  lembrando que dezenas de milhares de empregos estão atualmente disponíveis  no setor do turismo em toda a Europa, o que poderá dar alguma ajuda aos  mais de 26 milhões de europeus que se encontram no desemprego.

"Hoje celebramos o Dia Mundial do Turismo. Nesta ocasião, é com prazer  que tenho bons resultados para apresentar para a primeira parte da época  turística deste ano, especialmente porque surgem num momento em que a maioria  dos países da UE se depara com um desemprego elevado e com dificuldades  económicas", comentou o comissário europeu responsável pela Indústria e  Empreendedorismo.

Antonio Tajani sustentou ainda que é necessário "continuar a encontrar  formas de desenvolver o setor do turismo da Europa" e deu conta de uma iniciativa  da Comissão de simplificação do sistema de vistos, "cujo objetivo é atrair  mais turistas das economias emergentes".