Turismo

Fundação da Juventude recebe seminário sobre Turismo e Património Cultural

Nos dias 14 e 15 de novembro

Nos próximos dias 14 e 15 de novembro, o auditório da Fundação da Juventude vai receber um seminário sob o tema “Turismo e Património Cultural: oportunidades e desafios”. A organização cabe à Fundação da Juventude, Pportodosmuseus e Direção Regional de Cultura do Norte.

O Património e a Cultura vão estar em discussão enquanto valores fundamentais da atratividade de um país, tal como é revelado nos mais variados estudos turísticos.

O objetivo deste Seminário consiste em conhecer os bons exemplos de relação entre o Património e o Turismo que possam proporcionar a criação de novos projetos e, simultaneamente, conquistar o seu espaço.

O Seminário dirige-se, assim, a responsáveis e técnicos dos pelouros da cultura e do turismo; colaboradores de museus, monumentos, igrejas, bibliotecas e espaços culturais e a todos os interessados pelo tema.

Programa

O Seminário “Turismo e Património Cultural: oportunidades e desafios” conta com quatro painéis: “Equipamentos Culturais: Museus, Monumentos e Sítios”, “Eventos com raiz no Património”, “Touring Cultural”, “Tradições e Memória”.

A participar nestes painéis vão estar oradores conceituados.

No dia 14 de novembro, e para falar sobre “Equipamentos Culturais: Museus, Monumentos e Sítios”, vão estar presentes Mário Brito (Direcção Regional de Cultura do Norte), Virgílio Correia (Museu Monográfico de Conímbriga) e Teresa Oliveira (Castelo de S. Jorge – EGEAG).

Já sobre o tema “Eventos com raiz no Património”, os intervenientes serão Miguel Silvestre (Óbidos Criativa), Paulo Pais (Feira Viva, Cultura e Desporto), Jorge Cerveira Pinto (Experimenta Design), Manuel Vaz, (Douro Film Harvest) e Hugo Marcos (ART&TUR: Festival de Cinema de Turismo de Barcelos).

Os dois restantes painéis realizam-se no dia 15 de novembro. Sobre “Touring Cultural”, pronunciar-se-ão Paulo Lopes (Oficina da Natureza), Miguel Júdice (Quinta das Lágrimas), Octávio Félix (Hotel Paris), Dalila Dias (Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico) e Nuno Lopes (IDTour).

O tema “Tradições e Memória” fecha o Seminário com Joel Cleto, José Gameiro (Museu de Portimão), João Fiandeiro Santos (Caminhos da História), Jean-Yves Durand (Museu Terra de Miranda e Direcção Regional de Cultura do Norte), Paulo Lima (Património Imaterial) e Fernando Ferreira (Federação Portuguesa do Folclore Português).

Esta iniciativa conta com o apoio institucional das Universidades do Porto, Coimbra e Aveiro e o apoio do Hotel Paris.

A organização do programa social/cultural fica a cargo da Oficina da Natureza.

10€ é o valor da inscrição que se faz através do preenchimento do seguinte formulário: http://goo.gl/9bE8wO