Turismo

Governo quer novo modelo de promoção turística

O Governo quer definir um novo modelo de promoção  turística que seja "segmentado, ágil e eficaz" através de uma lógica descentralizada,  referem as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2014, a que a Lusa teve acesso.

Para além do novo modelo de promoção, o Governo quer criar "novos instrumentos,  em colaboração com as associações de 'business angels' e outros investidores  privados, para a promoção do empreendedorismo e para recapitalização e consolidação  do setor do turismo", pretendendo também "rever e reestruturar" as participações  financeiras do Turismo de Portugal.

"Em 2014 será ainda definido um novo modelo de promoção turística segmentado,  ágil e eficaz, que permita articular a promoção da marca Portugal e do destino,  com os produtos turísticos regionais, e com a comercialização. Este novo  modelo permitirá realizar uma promoção assente numa definição descentralizada  e participada do posicionamento do destino turístico e na execução articulada  e focada nos resultados", escrevem os autores do texto.

O objetivo da redefinição da estratégia é "garantir uma maior articulação  e concertação do turismo com outros setores, como o agroalimentar, a cultura,  a indústria, os transportes e o mar".

"Este novo modelo permitirá a consolidação dos mercados tradicionais,  ainda com enorme potencial de crescimento, a par do aproveitamento de oportunidades  em mercados emergentes e novos perfis de consumo, como o Brasil, Rússia,  Polónia, China ou Índia", indica o Governo.

O próximo ano deverá também assistir a uma aposta renovada em regiões  "como o Algarve e a Madeira, na consolidação de Lisboa e na potenciação  do crescimento de regiões como o Porto, o Douro, o Alentejo ou os Açores".