Turismo

Madeira escolhida como melhor destino insular

Madeira obteve mais votos do que Baleares, Canárias, Chipre, Malta e Sardenha

Portugal brilhou nos 'Óscares' do turismo europeu. Concorria com 41 nomeações e trouxe do destino balnear turco, Antalya, - o palco da gala de atribuição dos World Travel Awards para a Europa -, distinções  importantes para o sector, com a Madeira a notabilizar-se como melhor destino insular, num país que foi declarado o destino europeu líder no golfe, com o Algarve a manter o título de melhor destino de praias, enquanto Lisboa afirmou-se como destino ideal de estadias de curta duração, as denominadas 'city breaks'.

Portugal melhora mesmo o histórico recente, já que dos seis galardões conquistados na edição de 2012, que decorreu no Algarve, o turismo português passou agora a nove, a nível continental, a que se somam mais duas distinções na divisão do Mediterrâneo e dez exclusivamente nacionais.

Os World Travel Awards Europa são votados online por qualquer interessado, segundo um sistema em que os votos de cerca de 180 mil profissionais do turismo valem por dois. E foram estes sufrágios que renderam ao funchalense The Vine o título de melhor design hotel da Europa. Os restantes prémios vão para a armada algarvia, com o Vila Joya a cotar-se uma vez mais como o melhor boutique resort, com  o Conrad a ser declarado o melhor resort de luxo europeu, com o Hotel Quinta do Lago  a ser eleito o melhor golfe resort e o Martinhal a vencer o villa resort).

Para além dos prémios europeus, os WTA distinguiram também os melhores em termos regionais e nacionais. Destaque para os prémios mediterrânicos obtidos quer pela madeirense Quinta da Casa Branca, como pelo Penha Longa (Sintra), que  venceram, respectivamente, nas categorias de melhores boutique hotel e spa resort.

Na vertente unicamente nacional, os WTA enaltecem o madeirense Reid's Palace, o melhor hotel do país. Quinta do Lago (melhor resort), Bairro Alto Hotel (boutique hotel), Ria Park (dois prémios: business hotel e conference hotel), Martinhal (resort familiar), Hilton Vilamoura (resort de golfe), Tróia Design (hotel residences), Vilalara (spa resort) e Mercador Apartments (apartamentos) foram os restantes vencedores.

easyJet eleita a melhor low cost

Já entre os grandes vencedores internacionais, entre os distinguidos é possível encontrar marcas familiares aos madeirenses. Casos da easyJet, eleita a melhor companhia low-cost, Thomas Cook, o melhor operador turístico e a Europcar, que venceu duas categorias: melhor rent-a-car e prémio Turismo Responsável. Yorkshire (Inglaterra, destino do ano), Lufthansa (melhor companhia aérea), aeroporto de Zurique, o Expresso do Oriente (melhor comboio de luxo), a Thomson (melhor agência de viagens), a Norwegian (cruzeiros), Ciragan Palace Kempinski Istanbul (melhor hotel) e Mardan Palace (hotel luxo), Forte Village (resort), InterContinental (cadeia hoteleira) são outros vencedores da cerimónia que atribuiu 79 prémios europeus e classificou a Torre Eiffel como a melhor atracção turística.

O próximo momento de consagração da indústria do turismo ocorre a 12 de Dezembro, em Nova Deli (Índia), na gala que premiará os melhores do mundo. Portugal venceu três "óscares" mundiais na edição anterior (TAP, Vila Joya, Conrad) e face aos nove prémios agora conquistados, alimenta o sonho de obter novas distinções. As expectativas são altas.