Turismo

Governo dos Açores cria Agenda Digital e Tecnológica virada para o Turismo

O secretário regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, revelou hoje que o Governo dos Açores vai avançar provavelmente em Setembro com uma Agenda Digital e Tecnológica, a par da estratégia de especialização inteligente da região.

"Este instrumento deverá criar os meios necessários para conseguirmos captar mais investimento de base tecnológica para os Açores", disse Vítor Fraga na sessão de abertura de um seminário sobre "a estratégia de especialização inteligente" nos Açores, que decorreu em Ponta Delgada.

O governante dos Açores explicou que esta agenda pretende ser um "instrumento de orientação estratégica" que "potencie o relacionamento" com eventuais investidores.

"Queremos que esta agenda nos permita prever as condições para inovar e criar novos produtos de valor acrescentado, tendo por base a utilização intensiva de tecnologia, alargando a nossa base produtiva; agilizando a administração pública ou ainda majorando a inovação e utilização de tecnologia avançada nos sistemas de incentivos", salvaguardou Vítor Fraga.

O secretário regional do Turismo e Transportes considera que como região ultraperiférica, os Açores precisam, "mais do que nunca e do que ninguém", de se "especializarem" e "continuar a demonstrar" que são uma "mais-valia no mundo".  "Precisamos de desenvolver a nossa visão estratégica e fazer as escolhas corretas, enfim, sermos o que hoje já vamos sendo, ou seja, uma região ultraperiférica, sim, mas uma região que acrescenta dimensão atlântica à Europa onde nos inserimos", defendeu.

Os Açores, destacou, são uma região que tem "produtos de excelência", condições turísticas "ímpares em todas as ilhas" e "começa e acaba" no mar que "nunca se esgota".

Vítor Fraga está convicto de que se pode fazer dos Açores um "local de referência" nas novas indústrias tecnológicas e defende mais formação para os jovens, diminuir os "custos de contexto" das empresas, mais inovação e criatividade nos produtos regionais na perspetiva da produção, promoção e comercialização.

"Queremos criar mais valor acrescentado no que vendemos aos nossos turistas. Queremos criar condições para surgirem mais produtos exportáveis, nas novas indústrias e nas tradicionais", especificou.

Vítor Fraga considera que o conceito de "estratégia de especialização inteligente", que integra os objetivos do novo quadro comunitário para 2014-2020, irá permitir que os Açores desenvolvam um "trabalho de análise" e "contextualização" da sua realidade.

Esta análise, referiu, visa a "melhoria da nossa competitividade" e, consequentemente, um "aumento do valor acrescentado dos nossos produtos", desde os mais tradicionais aos mais atuais.

Vítor Fraga, que frisa que os Açores "têm avançado significativamente" na sua integração global, quer criar na perspetiva da estratégia de especialização inteligente "mais valor" para o turismo, agroindústrias e no mar.