Turismo

Dois terços dos passageiros não têm consciência dos seus direitos

Segundo dados de um relatório de 2009 do Eurobarómetro, 66% dos cidadãos  da UE não têm consciência dos seus direitos contratuais quando compram um  bilhete de transporte.  No que respeita ao transporte aéreo, 59% dos passageiros que viajam  de avião na UE não têm consciência dos direitos que lhes assistem e 7% não  sabem que têm direitos.

Razões mais do que suficientes para  a Comissão Europeia lançar uma nova campanha de informação destinada a esclarecer o grande número de pessoas que se preparam para viajar este verão sobre os seus direitos enquanto passageiros e sobre o modo de fazer valer esses mesmos direitos, se necessário.

Pela primeira vez, os milhões de turistas beneficiarão de protecção ao abrigo dos direitos abrangentes concedidos aos passageiros – quer se trate de uma viagem de avião ou de comboio quer, a partir de agora, também de barco ou de autocarro.

A cerimónia de lançamento da campanha, que inclui várias iniciativas de 25 a 28 de Junho, em Bruxelas, Atenas-Pireu e Sófia, prevê também uma jornada de informação sobre os direitos dos passageiros dos transportes aéreos, a realizar em Varsóvia.

“Para milhões de cidadãos europeus, as férias constituem uma ocasião para o merecido repouso, e a grande maioria viajará sem qualquer problema. No entanto, por vezes, as coisas correm mal. Pela primeira vez este verão, os turistas poderão viajar por toda a Europa – de Londres a Lisboa ou Liubliana – sabendo que estarão protegidos pelos direitos concedidos aos passageiros ao abrigo da legislação da UE, independentemente do local e do modo de transporte utilizado. Ora, para poderem fazer valer os seus direitos, os passageiros precisam de os conhecer. Com esta campanha, passarão a estar mais bem informados”, refere Siim Kallas, Vice-Presidente da Comissão Europeia responsável pela pasta dos Transportes.

A nova campanha, que se prolongará por um período de dois anos, inclui a afixação de cartazes bem visíveis nos aeroportos, portos, estações de comboio e terminais rodoviários em toda a Europa e a disponibilização de folhetos e de informações em linha em todas as línguas da UE.