Turismo

Novo guia turístico para descobrir Alentejo e Estremadura espanhola sem barreiras

A versão renovada e atualizada do "Guia de Turismo Acessível", com 163 sítios para turistas com deficiência, sobretudo  motora, poderem "descobrir", sem barreiras, o Alentejo e a Estremadura espanhola,  foi lançada esta semana.

O guia é um dos quatro produtos criados no âmbito do projeto luso-espanhol  "Rotas Sem Barreiras", para "estimular e promover" o turismo acessível naquelas  regiões, e que foram hoje lançados Centro de Convívio de vila alentejana  de Ourique.

O "renovado" guia sugere 163 sítios turísticos acessíveis, de forma  total ou condicionada, a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida,  como cegos, surdos, deficientes motores e idosos, explicou à agência Lusa  a coordenadora do projeto, Manuela Fialho.

Entre os sítios sugeridos, mais 18 do que a primeira versão do guia  lançada em 2008 e que estão situados em 13 municípios alentejanos e 19 localidades  das comarcas espanholas de Olivença e de Tentúdia, encontra-se património  histórico, religioso e natural, museus, alojamentos, restaurantes e bares,  sítios de venda de produtos locais e equipamentos de atividades de lazer.

O "renovado" guia está disponível em três línguas (português, espanhol  ou inglês) e nos formatos papel e digital, sendo que este é fornecido num  dispositivo de memória portátil conhecido por "pen drive", explicou Manuela  Fialho, referindo que também há uma versão digital adaptada a pessoas cegas.