Turismo

CE investiga financiamento público à companhia aérea escandinava SAS

A Comissão Europeira (CE) abriu uma investigação  aprofundada para verificar o financiamento de 400 milhões de euros concedido  pela Suécia, Dinamarca e Noruega à companhia aérea escandinava SAS.

A CE duvida que o novo crédito renovável concedido em 2012 -- 50% pelos  principais acionistas Suécia (21,4%), Dinamarca (14,3%) e Noruega (14,3%)  e o restante por outros bancos e acionistas, Knut e Alice Wallenbeg (7,6%)  -- tenha sido feito de acordo com as condições de mercado, de modo a poder  constituir um auxílio estatal.

Os acionistas estatais aumentaram a sua exposição à SAS nesta operação,  enquanto os bancos participantes reduziram-na "significativamente" ao diminuir  para metade a sua contribuição para o novo crédito renovável, em relação  ao anterior.

Para além disso, a CE tem dúvidas sobre o plano de negócios da SAS,  preparado em abril de 2012 para devolver os benefícios, com base na qual  os acionistas públicos decidiram participar no novo crédito renovável.

A Investigação centra-se na Suécia e Dinamarca e dá aos interessados  a oportunidade de prestar esclarecimentos acerca das medidas.