Turismo

Primavera Sound garante taxa de alojamento de 80% a 90% ao Porto

A taxa de ocupação em unidades hoteleiras do  Porto durante o Optimus Primavera Sound é de 80% a 90%, valores que sofreram  "uma ligeira diminuição" em relação ao ano passado, anunciou a Associação  Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo.          A Associação Portuguesa de Hotelaria Restauração e Turismo (APHORT)  fez uma estimativa sobre o impacto turístico associado ao festival, no que  diz respeito ao alojamento, junto de 10% dos seus cerca de 150 associados  no distrito do Porto.

A APHORT concluiu que o movimento de visitantes no Porto para quinta-feira,  sexta-feita e sábado, dias em que se realiza o festival de música, é "muito  positivo".          Com taxas de ocupação "na ordem dos 80% a 90%", assiste-se a "uma ligeira  diminuição", já que em 2012 "muitas unidades [hoteleiras] atingiram taxas  de 100 por cento".

Os turistas esperados são maioritariamente portugueses e espanhóis,  com idades compreendidas entre os 20 e os 35 anos de idade, que este ano  efetuaram mais reservas de grupos e menos individuais ou de casais.

"No que diz respeito aos critérios inerentes à escolha do tipo de alojamento,  a perceção é a de que esta escolha é feita sobretudo tendo em conta a localização  do estabelecimento - proximidade do recinto - e o tipo de ambiente - é dada  preferência a ambientes informais como no caso dos hostels - ", afirmou  Rita Fonseca da APHORT.

O festival de música Optimus Primavera Sound realiza-se de quinta-feira  a sábado no recinto do Parque da Cidade, no Porto.