Turismo

Golfe a 31% rende 506 mil euros

No 1º trimestre de 2013 foram realizadas 12.768 voltas em 41.375 possíveis nos três campos existentes na Região, o que corresponde a uma taxa de ocupação de 30,9%.

No mesmo período, as voltas realizadas renderam um total de 506 mil euros, 279 mil dos quais provenientes de utilizadores não sócios. Aliás, segundo revela a direcção regional de Estatística, dois terços da utilização dos campos foi feita à conta de não associados, sobretudo oriundos da Alemanha.

Os utilizadores associados dos três campos de golfe (Palheiro, Santo da Serra e Porto Santo) foram responsáveis por 4.217 voltas, com destaque para os portugueses. Os não sócios fizeram praticamente o dobro (8.551 voltas), com os alemães à cabeça (2.653 voltas), seguidos dos jogadores oriundos de países nórdicos e do Reino Unido.

A maior parte das voltas foram vendidas directamente pelo campo de golfe (42,8%), sendo que os estabelecimentos hoteleiros e afins são também um canal importante na comercialização do produto "golfe", pois concentraram 32,7% das voltas vendidas. Os Operadores turísticos Estrangeiros venderam 19,4%, enquanto as agências nacionais se ficaram pelos 17,9%.

Os dados relativos ao golfe estão incluídos num novo capítulo da publicação mensal das 'Estatísticas do Turismo da RAM', denominado 'outros dados relacionados com a actividade turística'.

Os indicadores revelam que Março cotou-se como o melhor mês do primeiro trimestre em termos de voltas (4.306) e de rendimento, com 218 mil euros, enquanto Janeiro foi o melhor mês em termos de taxa de ocupação com 31,4%.