Turismo

Japão autoriza reinício dos voos nos aviões Boeing 787 Dreamliner a partir de hoje

O Ministério dos Transportes do Japão aprovou hoje o reinício, a partir desta noite, das operações de voo dos aviões Boeing 787 Dreamliner, em terra desde meados de Janeiro devido a uma avaria nas suas baterias.

A decisão do governo nipónico ocorreu depois de a Autoridade Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) ter autorizado os aparelhos 787 a voarem novamente, após aprovação das alterações técnicas nas baterias apresentadas pelo fabricante norte-americano Boeing, noticiou a agência Kyodo.

As companhias aéreas japonesas All Nippon Airways (ANA) e Japan Airlines (JAL), que contam com 17 e sete modelos 'Dreamliner', respectivamente, começaram no início da semana a substituir as baterias com defeito e estimam que os seus aviões possam começar a voar em Junho.

Ambas as transportadoras receberam no passado fim de semana manuais da Boeing para levar a cabo o procedimento de substituição do sistema de baterias, modificado pelo fabricante com novos componentes para evitar curto-circuitos e melhorar o seu isolamento para evitar incêndios.

À margem destas operações, o Governo do Japão planeia impor mais requisitos de segurança para os modelos de 787 Dreamliner, tais como testes de voo adicionais, a monitorização permanente e remota do estado das baterias ou a obrigatoriedade de realizar inspecções frequentes à sua voltagem.

O problema com os 787 remonta ao início de Janeiro, quando foram detectadas várias falhas por sobreaquecimento nas baterias das aeronaves, o que provocou o fim das operações dos quase 50 novos aparelhos da Boeing em todo o mundo.