Turismo

'Portugal Experience' em Toronto e Montreal para incentivar canadianos a visitarem o país

O Turismo de Portugal, através dos  seus escritórios de Nova Iorque, está a promover em Toronto e em Montreal  um conjunto de apresentações entre agentes turísticos dos dois países com  vista a aumentar o número de turistas canadianos em Portugal.     A iniciativa, que inclui reuniões e 'workshops', intitulada 'Portugal  Experience', decorreu hoje e continua esta quinta-feira, com o objetivo  de "estimular a ida de mais turistas canadianos a Portugal", disse à Lusa,  em Torionto, Nuno Alves, dos escritórios de Nova Iorque (EUA), do Turismo  Portugal (TP).    Vinte e cinco empresas (hotéis e operadores turísticos) e duas Agências  Regionais de Promoção de Turismo, dos Açores e Algarve, estão no Canadá  para "contactarem diretamente com os operadores canadianos para tentarem  vender os seus produtos", afirmou este responsável.   Nuno Alves acrescentou que espera ter em cada reunião (Toronto e Montreal)  "75 agentes canadianos ligados ao setor de turismo", mostrando-se otimista  para que saiam "negociações concretas para as empresas portuguesas" visto  que um dos objetivos do TP é "facilitar os negócios às empresas lusas".  Inserido no 'Portugal Experience', a Caixa Geral de Depósitos (CGD)  e a Federação de Empresários Luso-Canadianos (FPCBP) promoveu hoje a segunda  'Conferência da Primavera' com o objetivo de "fomentar o intercâmbio entre  os agentes económicos de ambos os países e incentivar boas oportunidades  de negócio", referiu Ana Ochôa, chefe da delegação em Toronto da CGD.    Por sua vez, Cristina Martins, presidente da FPCBP, realçou a importância  deste tipo de iniciativas para os luso-canadianos, nomeadamente "para o  intercâmbio entre empresários".   Segundo dados do Turismo de Portugal, em 2012, Portugal recebeu mais  de 101 mil hóspedes canadianos, um aumento de 9,8%, comparando com o ano  anterior. Um número que também subiu nas dormidas 13,2% (286 mil), enquanto  a receita aumentou 18,7% (135 milhões de euros). Um crescimento positivo  que se tem vindo a verificar desde 2006, com exceção do ano de 2009.   O Algarve é o principal destino dos canadianos, com 35,3% de dormidas,  aparecendo logo atrás a região de Lisboa, com 34,7%.