5 Sentidos

Teatro e cinema animam fim-de-semana no Porto Santo

None

A Direcção Regional para a Administração Pública do Porto Santo promove, amanhã e domingo, o I Fim-de-Semana Cultural daquela ilha, que será constituído por duas iniciativas ligadas ao teatro e ao cinema.

Assim, no sábado, a partir das 21h30, no Centro Cultural e de Congressos do Porto Santo, é levada à cena a peça de teatro ‘Sou velho, e daí’, encenada por Rute Areal e que conta com a participação de 20 alunos da Universidade Sénior, do Grupo de Teatro ACES e ainda de Fernando Santos, Catarina Ferreira, Catarina Robinson, Catarina Silva, Lécia Velosa, Márcia Pimenta e Rute Abreu. Trata-se de uma adaptação do livro ‘Rugas’, de Paco Roca. A preparação da peça decorre desde o Natal, na disciplina de Expressão Dramática.

No domingo, a partir das 21h00, também no Centro Cultural e de Congressos, será exibido o filme “O Feiticeiro da Calheta”, sobre o poeta popular madeirense João Gomes de Sousa, poeta popular que foi autor do “Bailinho da Madeira”. O filme foi realizado por Luís Miguel Jardim e centra-se em particular nos anos de 1940/50 e na primeira Festa da Vindima, em 1938. O que o tema central do filme, que conta com cerca de 400 actores e figurantes, incide muito na exploração da população da Madeira. João Gomes de Sousa nasceu na Calheta, em 1895, e morreu em 1974.