5 Sentidos

Segunda fase do APELarte começa amanhã

None

A partir de amanhã, e até à próxima sexta-feira, a Associação dos Antigos Alunos da Escola da Apel (AAAEA) realiza a segunda fase do APELarte, uma iniciativa de cariz cultural que teve início em Janeiro, com a realização da Exposição ‘Déjà-Vu (1)’, no Museu Henrique e Francisco Franco, que juntou trabalhos de Henrique Franco às interpretações de alunos do 10º ano do Curso de Artes Visuais e a obras dos artistas plásticos Luís Paixão e Diogo Goes.

Nesta segunda, o programa inclui conferências temáticas sobre as artes visuais, dança, teatro e escrita, assim como um leque vasto de actuações musicais e teatrais de artistas bem conhecidos ao público madeira. Realizar-se-á ainda uma exposição colectiva, que reúne trabalhos de actuais e antigos alunos da APEL, com a curadoria de Diogo Goes, artista plástico e membros da Direcção da AAAEA.

No primeiro dia da iniciativa, dedicado às Artes Visuais, será realizada a sessão da abertura com a presença de Jorge Carvalho, secretário regional da Educação, a qual será seguida por uma actuação musical das alunas Ana Rita Nunes, Emma Barradas e Micaela Abreu, assim como do aluno Francisco Olim. Aberta a iniciativa, terá lugar uma conferência, dedicada às Artes Visuais, que contará com a presença de Esmeralda Lourenço e Diogo Goes, a qual será procedida pela inauguração da exposição colectiva ‘Déjà-Vu (2)’, que ficará patente na Escola da APEL até o dia 26 de Maio.

No segundo dia, dedicado à Dança, será realizada uma conferência com a Associação de Dança e Artes da Madeira, a Escola de Bailado ‘Carlos Fernandes’, o grupo ‘STG Crew’ e também Liliana Sousa, membro da Direcção da Associação dos Antigos Alunos. O diálogo será moderado por Sofia Relva Borges, apresentadora da RTP-Madeira e antiga aluna da Escola da APEL, sendo seguido por uma actuação do grupo ‘STG Crew’.

No terceiro dia da APELarte, dedicado ao Teatro, a AAAEA terá como convidados a Associação Cultural ‘Teatro Feiticeiro do Norte’, que irá apresentar a produção ‘mai maiores qu’essei serras’, a partir do conto homónimo do autor madeirense Jorge Sumares. A actuação será precedida de uma outra, mas, desta feita, do Grupo de Teatro da Escola da APEL, que, sob a coordenação de Graça Garcês, apresentará a criação intitulada ‘O passado que hoje sou’. Também incluída neste terceiro dia de actividades está uma conferência que terá como oradores Élvio Camacho e Paula Erra, com a moderação de Ana Amaro de Freitas.

No quatro e último dia da APELarte, dedicado à Escrita, será também um dos mais preenchidos da iniciativa. A sessão de encerramento, que contará com a presença de Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo e Transportes, será acompanhada por uma conferência que reunirá escritores madeirenses de renome, como Irene Lucília, Cláudia Faria, António Barroso Cruz e Henrique Amoedo, que tomarão parte num diálogo moderado por Eduardo Quina. Mas, antes da troca de ideias, haverá lugar a uma actuação da banda ‘Stardust Acoustic Project’, que tem conquistado um espaço muito próprio junto do público madeirense. Depois da conversa com os escritores, será tempo para mais um momento artístico, mas, desta feita, com o grupo ‘Dançando com a Diferença’ que darão corpo a uma actuação d’‘Os Bichos’, baseada na obra homónima de Miguel Torga.