‘Músicas nos Museus’ continuam amanhã

A Xarabanda actua, pelas 19 horas, no Museu Henrique e Francisco Franco

22 Fev 2018 / 14:12 H.

O segundo concerto do projecto ‘Músicas nos Museus’, uma aposta da Câmara Municipal do Funchal (CMF) na área cultural em 2018, terá lugar amanhã, pelas 19 horas, no Museu Henrique e Francisco Franco, com uma actuação da Xarabanda.

A CMF enaltece que esta é “mais uma aposta municipal com o intuito de democratizar o acesso à cultura no Funchal, através da qual se promove, em simultâneo, o nosso património, os nossos valores culturais e a produção artística da nossa cidade e da nossa região. Além da parceria com os artistas regionais, esta é igualmente uma iniciativa que dinamiza o comércio local”.

Recorde-se que o calendário anual começou no mês passado, com lotação esgotada no Museu A Cidade do Açúcar, para assistir ao concerto do grupo instrumental Dolcemente.

O ‘Músicas nos Museus’ contempla um concerto comentado na última sexta-feira de cada mês, com bandas regionais e aberto ao público, a decorrer alternadamente entre o Museu A Cidade do Açúcar e o Museu Henrique e Francisco Franco.

O próximo espectáculo está marcado para o dia 29 de Março, no Museu A Cidade do Açúcar, com a actuação do Grupo de Música e Instrumentos Tradicionais da DRE, Si Que Brade.

O segundo grupo a fazer parte desta experiência é, por sua vez, a Associação Musical e Cultural Xarabanda, formada a partir do grupo “Algozes”, fundado originariamente em 1981. O principal objectivo da Xarabanda é dar a conhecer a tradição musical da Madeira, através da recolha, arranjo e apresentação de um repertório.

O concerto contará com a participação de Rui Camacho (flautas e percussão), João Viveiros (viola, rajão e coros), Roberto Moniz (viola, braguinha, rajão, viola d’arame e voz), Maria João Caires (percussão e voz), Slobodan Sarcevic (acordeão), Filipa Camacho (percussão e voz), Carlos Figueira (viola baixo), Duarte Salgado (percussão) e Roberto Moritz (bandolim, braguinha, rajão, viola, viola d’arame e coros).

A entrada é gratuita, mas a Autarquia recomenda que todos os interessados procedam à reserva de bilhete, que pode ser feita através do e-mail museu.franco@cm-funchal.pt ou do telefone 291 211 090.