5 Sentidos

Museu Berardo cria projecto artístico e educativo sobre igualdade de género

FOTO Facebook
FOTO Facebook

Um projeto artístico e educativo dedicado ao tema da igualdade de género vai ser realizado durante três anos com uma centena de crianças, pelo Museu Coleção Berardo, em parceria com uma escola de Lisboa.

Intitulado ‘IDENTidades - A Escolinha em Viagem Para a Igualdade’, o projecto será desenvolvido pelo serviço educativo do Museu Colecção Berardo, em parceria com o externato “A Escolinha”, no Restelo, até 2020.

De acordo com o museu, o projecto vai trabalhar a questão do género junto de crianças dos 3 aos 10 anos, do pré-escolar ao 4.º ano, num total de cerca de 112 crianças, com a realização de sessões de trabalho semanais.

As crianças farão visitas ao museu, no espaço das exposições permanentes e, no final de cada ano lectivo, será realizada uma exposição com o trabalho realizado.

A finalidade deste projecto é, segundo o museu, “a integração da dimensão de género nas práticas educativas formais e não-formais, com vista à eliminação gradual de estereótipos sociais de género, que muitas vezes procuram predefinir aquilo que é suposto ser e fazer um menino e uma menina”.

Paralelamente, visa “promover uma visão educativa e formativa que responde ao desafio de trabalhar esta temática tendo a arte moderna e contemporânea como pano de fundo”, segundo o museu, recordando que possui no seu espólio peças que serão exploradas no âmbito da igualdade de género.

O projecto ‘IDENTidades - A Escolinha em Viagem Para a Igualdade’, envolve educadores de infância, professores e os pais das crianças.