5 Sentidos

Miguel Ângelo Martins criou ‘Levantamento Cromático’ dos Prazeres

O livro é artista é apresentado na quinta-feira

Foto DR
Foto DR

A Galeria dos Prazeres promove na quinta-feira o lançamento do livro ‘Levantamento Cromático’, de Miguel Ângelo Martins, às 19 horas, resultado de um projecto pictórico do artista realizado nos Prazeres no Verão de 2015. No local vão estar Isabel Santa Clara, Martinho Mendes, Emanuel Gaspar, Teresa Jardim e Hugo Olim, os autores dos textos incluídos no livro, para além do presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, e do coordenador da Quinta Pedagógica dos Prazeres, Rui Sousa.

‘Levantamento Cromático’, revela a organização, consistiu “na elaboração e catalogação ‘in situ’ da cor local aplicada nas fachadas das casas, tendo a pintura sido experimentada simultaneamente como matéria, acção e, sobretudo, princípio orientador do olhar”. Este trabalho de campo, podemos ler, ganha uma vertente antropológica na medida em que trabalha a paisagem humanizada contemporânea da freguesia. Ao mesmo tempo, promove uma reflexão acerca da ocupação do território, das tipologias das habitações e do património arquitectónico dos Prazeres, “muito dele abandonado ou em decadência”.

Na apresentação do livro será exibido o vídeo sobre a exposição de Miguel Ângelo Martins, na Galeria dos Prazeres, que deu origem ao livro.