5 Sentidos

Mercado dos Lavradores com noite de Jazz

None

A Câmara Municipal do Funchal organiza, na próxima quinta-feira, dia 22 de Março, às 21 horas, através da sua Divisão de Mercados, a 1.ª Noite de Jazz do Mercado dos Lavradores, uma das grandes novidades do calendário de eventos para 2018, desta que é uma das principais salas de visita do Funchal. O grande convidado para esta noite inaugural será o músico André Santos, que promete fazer as delícias de residentes e turistas, num serão em pleno início da Primavera e de entrada livre.

João Pedro Vieira, vereador que tutela os Mercados Municipais, destaca “uma das novidades do calendário de eventos do ano, que todos os funchalenses já reconhecem. Pese o programa que já está estabelecido, não paramos de inovar e consideramos que esta será mais uma oferta de grande valor acrescentado, quer para a oferta cada vez mais heterogénea e integrada dos nossos mercados, quer para a dinâmica da cidade em termos culturais”.

O vereador refere ainda que esta é, de resto, “mais uma aposta municipal com o intuito de democratizar o acesso à cultura no Funchal, através da qual se promove, em simultâneo, o nosso património, os nossos valores culturais e a produção artística da nossa cidade e da nossa região. Além da parceria com os artistas regionais, esta é igualmente o tipo de iniciativas que dinamizam a economia local.”

A Noite de Jazz nos Lavradores não será um concerto único, mas antes parte de um trio de eventos, que já começou no passado mês de Setembro, quando a Divisão de Mercados organizou a 1.ª Noite de Fados do Funchal, por ocasião do Dia Mundial do Turismo. O sucesso da aposta, evidenciado por uma grande afluência ao Mercado, determinou a sua continuidade e o aprofundamento ao longo do corrente ano, com a criação de, pelo menos, mais duas noites temáticas. Assim, no próximo dia 22 de Março terá lugar a Noite de Jazz e, seguidamente, até meados do Verão, uma Noite de Rock.

João Pedro Vieira explica que a Câmara Municipal do Funchal “tem procurado captar públicos de uma forma apelativa, com uma forte aposta em eventos e acções de promoção, através do envolvimento de diversos parceiros.” No seu entender, “o efeito sinergético é hoje notório e tem como consequência mais importante o facto de os funchalenses estarem mais próximos do que nunca dos seus Mercados.” Em 2017, foram mais de duas dezenas de eventos a ter lugar nos Mercados Municipais, num investimento que se manifesta das mais diversas formas, desde o apoio financeiro, ao logístico e às isenções.