5 Sentidos

Jovem músico da Madeira já conseguiu donativos para Tuba

Grande Final do Prémio Jovens Músicos, Orquestra Gulbenkian. Foto Jorge Carmona
Grande Final do Prémio Jovens Músicos, Orquestra Gulbenkian. Foto Jorge Carmona

Menos de um mês depois de ter lançado uma campanha de crowdfunding através da plataforma PPL, o jovem músico madeirense, Miguel Canada já conseguiu contributos suficientes para adquirir uma Tuba. A campanha tinha como objectivo a angariação de 5 mil euros até ao dia 22 de Março. “A ajuda desta campanha é crucial para poder adquirir um instrumento com a maior brevidade possível”, sublinhava o músico madeirense na plataforma. Hoje, a campanha iniciada a 23 de Janeiro, foi concluída após terem sido angariados 5.030 euros de 115 donativos.

Recorde-se que Miguel Canada, de 20 anos, é aluno do 2º ano da licenciatura na variante de executante/instrumentista na Escola Superior de Música de Lisboa, porém não possui instrumento próprio. “Tenho tido a felicidade de ao longo do meu progresso académico, poder contar com ajuda tanto de professores como de escolas, tendo podido assim evoluir como músico através de instrumentos facultados por ambos. Graças a essas ajudas, recentemente, conquistei o primeiro lugar no Prémio Jovens Músicos 2017 na categoria de Instrumentista Solista de Nível Superior em Tuba”, refere a apresentação do projecto no PPL.

Miguel Canada iniciou os seus estudos musicais na Banda Municipal de Machico em 2008. Começou por aprender a tocar clarinete, depois trombone, até que optou pela tuba. Na Madeira, estudou no Conservatório e passou pela Orquestra Clássica.