5 Sentidos

Grupo de Folclore de Machico comemora 35.º aniversário

None

O Grupo de Folclore de Machico comemora esta quinta-feira 35 anos de existência. Das comemorações destaca-se a celebração de uma missa na Igreja Matiz de Machico às 10 horas da manhã, seguindo-se uma apresentação no lago da Igreja e um almoço convívio. Nos seus 35 anos de existência este grupo já conta com um rico palmarés em actuações das quais se destacam: festivais regionais de folclore, programas televisivos, festas populares, festas do Turismo da Madeira, digressões pelo norte e centro do país, vários festivais nacionais e internacionais de Folclore, intercâmbios com grupos do continente português e dos Açores e digressões a Canárias, Espanha, França, Bélgica, Alemanha e Itália.

De outras actividades levadas a cabo pelo grupo, destacam-se a criação de um Centro Infantil de Música e Artes Plásticas, organização de Exposições Etnográficas, Cursos de instrumentos musicais tradicionais, reanimação de algumas tradições da quadra natalícia, participação no Mercado Quinhentista e organização do Encontro de Folclore de Machico.

Lançou em 2007 para comemorar os 25 anos um CD-áudio intitulado “Bailinho de Machico” e o livro “Grupo de Folclore de Machico, Retrospectiva dos 25 anos (1982-2007)”

No ano lectivo de 2013/2014 foi criado o Grupo “Machetes de Machim”, dentro da associação, projecto de prática de Cordofones Tradicionais Madeirenses.